A SRF renovou este mês o site do SPED e incluiu informações oficiais sobre as novidades que vem por aí.
Quanto ao Sped Contábil, eles estão desenvolvendo:
O “Visualizador Web” de livro Digital, exclusivo para as juntas comerciais, a ser utilizado na autenticação dos livros;
O serviço de “Download Web da escrituração digital” que vai ficar localizado no e-CAC (Centro virtual de atendimento ao Contribuinte) no site da SRF, onde apenas o contribuinte que entregou o livro digital poderá acessar;
Incluir as Sociedades Simples no ECD;
A funcionalidade “Manutenção de tabelas” para permitir a atualização de tabelas do Sped sem necessidade de nova versão do PVA (Programa validador e autenticador).
Este último serviço de certa forma, confirma as expectativas de que o Sped Contábil poderá brevemente contar com novas versões. O Sispro SPED já está preparado para atender as novas versões.
Já no Sped Fiscal, as próximas atividades são:
Divulgação da lista de empresas que estarão obrigadas a utilizar a EFD a partir de 1º/jan/2008. A RFB em conjunto com a SEFAZ de cada unidade federativa estão finalizando esta lista que deve contemplar empresas contribuintes do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado (Portaria RFB nº 11.211/2007) e os contribuintes de ICMS de interesse dos estados.
Projetos pilotos em todos os estados exceto Pernambuco e Distrito Federal
O Site incluiu também um resumo da NF-e e do CT-e, além da NFS-e.
A NFS-e está sendo desenvolvida pela RFB e a ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e, similar a NF-e, é um documento digital para as operações de prestação de serviço, gerado e armazenado no ambiente nacional da RFB, pela prefeitura ou entidade conveniada.
Os novos projetos em andamento também contam agora com uma pagina no site. São eles o e-Lalur e a Central de Balanços.
A Central de Balanços reunirá demonstrativos das contábeis, econômicos e financeiros das empresas que são públicos, como as atuais demonstrações publicadas em jornais.
A Central de Balanços possibilitará uma série de levantamentos, estudos e estatísticas de forma completa e rápida.
O e-lalur, é a versão de livro digital do atual Lalur. O e-lalur e o ECD devem substituir a maioria das fichas da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica). O programa do e-lalur poderá importar informações da ECD, digitar ou importar as exclusões, adições e compensacoes.
Fonte: RFB www.receita.fazenda.gov.br/sped