Acompanhamento do Projeto SPED - SISPRO
4126
post-template-default,single,single-post,postid-4126,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Acompanhamento do Projeto SPED

A SRF renovou este mês o site do SPED e incluiu informações oficiais sobre as novidades que vem por aí.

Quanto ao Sped Contábil, eles estão desenvolvendo:

O “Visualizador Web” de livro Digital, exclusivo para as juntas comerciais, a ser utilizado na autenticação dos livros;

O serviço de “Download Web da escrituração digital” que vai ficar localizado no e-CAC (Centro virtual de atendimento ao Contribuinte) no site da SRF, onde apenas o contribuinte que entregou o livro digital poderá acessar;

Incluir as Sociedades Simples no ECD;

A funcionalidade “Manutenção de tabelas” para permitir a atualização de tabelas do Sped sem necessidade de nova versão do PVA (Programa validador e autenticador).

Este último serviço de certa forma, confirma as expectativas de que o Sped Contábil poderá brevemente contar com novas versões. O Sispro SPED já está preparado para atender as novas versões.

Já no Sped Fiscal, as próximas atividades são:

Divulgação da lista de empresas que estarão obrigadas a utilizar a EFD a partir de 1º/jan/2008. A RFB em conjunto com a SEFAZ de cada unidade federativa estão finalizando esta lista que deve contemplar empresas contribuintes do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado (Portaria RFB nº 11.211/2007) e os contribuintes de ICMS de interesse dos estados.

Projetos pilotos em todos os estados exceto Pernambuco e Distrito Federal

O Site incluiu também um resumo da NF-e e do CT-e, além da NFS-e.

A NFS-e está sendo desenvolvida pela RFB e a ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e, similar a NF-e, é um documento digital para as operações de prestação de serviço, gerado e armazenado no ambiente nacional da RFB, pela prefeitura ou entidade conveniada.

Os novos projetos em andamento também contam agora com uma pagina no site. São eles o e-Lalur e a Central de Balanços.

A Central de Balanços reunirá demonstrativos das contábeis, econômicos e financeiros das empresas que são públicos, como as atuais demonstrações publicadas em jornais.

A Central de Balanços possibilitará uma série de levantamentos, estudos e estatísticas de forma completa e rápida.

O e-lalur, é a versão de livro digital do atual Lalur. O e-lalur e o ECD devem substituir a maioria das fichas da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica). O programa do e-lalur poderá importar informações da ECD, digitar ou importar as exclusões, adições e compensacoes.

Fonte: RFB www.receita.fazenda.gov.br/sped