Os fechamentos contábeis são importantes para a saúde financeira e para a conformidade da empresa com a Lei. Por isso, devemos considerar que, para planejar investimentos com segurança, é preciso uma boa organização na área contábil.
Apesar dessa realidade, muitos gestores ainda enfrentam demora nas apurações contábeis, utilizando ainda processos manuais que muitas vezes resultam em dados lançados incorretamente e que levam a retrabalhos que podem custar caro.
Assim, em resposta a este desafio que tem atrapalhado o crescimento de muitas organizações, o sistema ERP ganha cada vez mais destaque, já que proporciona a automação dos processos financeiros e garante a consolidação contábil nas empresas.
Quer entender como isso é possível? Veja nesse post como o ERP integrado transforma o fechamento contábil em um processo estratégico para o seu negócio!
Os desafios dos processos contábeis manuais e não integrados
Quando falamos em ausência de integração fiscal e contábil, devemos considerar o que isso traz para o dia a dia da organização, que é a falta de consistência nos dados financeiros e fiscais, já que os relatórios frequentemente ficam incompletos.
Nessa ótica, em razão da pulverização das informações, é comum que as equipes passem por retrabalhos frequentes, porque a divergência dos registros entre os setores resulta em balanços que, se não refeitos, podem levar a multas do Fisco.
Por isso, em organizações que buscam por meios para incrementar a receita empresarial, o fechamento contábil manual tem sido um gargalo para o desenvolvimento, já que atrasa as tomadas de decisão e torna frágeis as demonstrações financeiras legais.
A partir desse cenário, o ERP integrado se destaca como uma solução estratégica para eliminar as falhas de controle interno e fortalecer a governança contábil.
3 benefícios de um ERP totalmente integrado para você
Para ilustrar na prática como o sistema integrado traz vantagens para a sua empresa, elencamos aqui as três principais partes da operação que se beneficiam com a automação contábil:
1. Centralização de informações
Quando todas as informações estão centralizadas em um só lugar, a divergência de entendimentos entre os setores contábil e fiscal é eliminada, já que todos passam a lançar as atualizações no ERP integrado.
2. Redução de erros
A inconsistência dos dados é eliminada, pois sem processos manuais, há menos erros, assim, pela relação entre ERP e conformidade fiscal, quanto mais automatizados os processos, mais precisos ficam os lançamentos.
3. Automatização de rotinas contábeis
No ERP, todos os seus demonstrativos contábeis são integrados e gerados automaticamente, de modo que as entregas de SPED e eSocial se tornam mais ágeis, garantindo proteção para a sua empresa em caso de auditorias do Fisco.
Impactos do ERP integrado na eficiência e redução de custos
Primeiramente, se destaca a agilidade dos fechamentos contábeis, que permite que as demonstrações financeiras sejam geradas em menos tempo e com total precisão.
Em razão disso, ao liberar as equipes de tarefas manuais, a solução possibilita que os profissionais concentrem os seus esforços em análises estratégicas, que visam identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
Em paralelo, ressalta-se a redução dos custos trazida pela implantação do ERP integrado, que ao diminuir retrabalhos otimiza recursos humanos e tecnológicos dentro da empresa, garantindo menos desperdício de tempo e maior capacidade de planejamento.
Logo, graças à otimização proporcionada, a adoção do ERP consolida um estilo de gestão contábil seguro, com eficiência e previsibilidade.
Da eficiência contábil ao planejamento estratégico: o papel do ERP integrado
Para tornar o fechamento contábil ágil na sua empresa e eliminar a pulverização de informações, a integração de processos com o ERP é o primeiro passo a ser considerado.
Depois do ERP, o segundo passo é aproveitar a eficiência trazida pela solução para planejar o futuro da sua organização, transformando os dados contábeis que elevam o sucesso do seu negócio.
Por isso, nós temos um presente para você que deseja saber como transformar a eficiência operacional em crescimento sustentável!
Baixe o “Manual do Planejamento Estratégico”, com dicas dos especialistas da SISPRO, desenvolvedores da solução que gerencia mais de 20 milhões de ativos!






