Ainda hoje, muitas empresas enfrentam dificuldades para equilibrar a integração RH e DP sem perder de vista o fato de que ambos desempenham papéis distintos e igualmente estratégicos para o sucesso do negócio.
Por exemplo, se o RH se ocupa da atração e do desenvolvimento de talentos, parte desse trabalho só é possível graças ao cumprimento das obrigações trabalhistas, entrega de benefícios e dos processos legais conduzidos pelo DP.
Assim, se as atribuições de cada setor não são bem delimitadas, é comum que ocorram divergências em razão da sobreposição de atividades, situação que acaba por prejudicar o bom desempenho da gestão de pessoas.
Então, se você quer entender como trazer mais produtividade para a rotina do seu negócio e evitar conflitos nesses setores, siga a leitura e confira como dividir responsabilidades para garantir harmonia entre RH e DP!
RH x DP: quais as funções de cada área
A seguir, elencamos as principais atribuições que devem estar bem definidas quando o assunto é RH e DP, ressaltando as sobreposições comuns e o que você deve evitar a fim de assegurar o andamento saudável das atividades:
Funções do Departamento Pessoal
O DP é o pilar da conformidade legal entre a empresa e os seus colaboradores. Assim, todos os processos administrativos que envolvem o quadro de funcionários e que cumprem as demandas da CLT e do Fisco são responsabilidade deste setor, como:
- Administração da folha de pagamento;
- Controle da jornada de trabalho pelo ponto eletrônico;
- Gestão de benefícios como férias e folgas;
- Obrigações fiscais e envio de informações ao eSocial;
- Processos de admissão e demissão;
Funções do RH
O RH, por sua vez, é quem gerencia a manutenção saudável do quadro de funcionários, assegurando a satisfação dos colaboradores com a empresa e com as suas funções. Para isso, este setor empenha-se em atividades como:
- Construção e manutenção da cultura organizacional;
- Gestão do clima interno, promovida pela comunicação estratégica no RH, que é atenta às necessidades dos funcionários;
- Programas de desenvolvimento de habilidades para reter e aperfeiçoar talentos;
- Recrutamento e seleção de novos colaboradores;
- Ações de endomarketing que elevam a motivação dos trabalhadores com a empresa;
Pontos de sobreposição mais comuns
Para ilustrar o quão natural é o encontro das demandas entre os dois setores, considere um processo de admissão, de um funcionário fictício nomeado João.
Nessa situação, enquanto o RH é responsável por:
- Analisar o currículo de João
- Fazer entrevista
- Escolhê-lo para o cargo
O DP que será encarregado de:
- Desenvolver o seu contrato trabalhista
- Encaminhar os exames admissionais
- Preparar o seu registro na empresa
Uma vez contratado, o RH pode sugerir, a partir do desempenho de João, ajustes na remuneração, ao passo que será o DP que cuidará da parte operacional de entender se é ou não viável conceder um aumento ao funcionário.
Desse modo, desde o processo de admissão até as ações que envolvem a permanência e o engajamento de João no ambiente de trabalho, os dois setores se sobrepõem.
Como a confusão entre as funções prejudica a empresa
Ainda no exemplo do funcionário João, considere que se as funções do RH e do DP não estiverem bem definidas, pode ocorrer:
- Perda de tempo em atividades duplicadas, como o RH fazendo um contrato que era para o DP realizar;
- Atrasos na concessão de benefícios ao funcionário;
- Falhas de comunicação que afetam a experiência do colaborador;
- Inconformidade entre o que foi combinado com o RH e o que foi registrado pelo DP;
Como dividir as responsabilidades sem sobrecarregar nem duplicar tarefas
Ao constatar que o fluxo de atividades entre os dois setores está mal dividido, é importante que na hora de organizar as tarefas de cada área você atente-se a 4 pontos, para não sobrecarregar RH e DP:
- Estabeleça fluxos claros
Mapeie as etapas de admissão, concessão de férias, promoções e desligamentos, a fim de definir em um organograma acessível a todos quem é responsável por cada ação, para evitar conflitos e atrasos na gestão de pessoas.
- Use ferramentas que centralizam solicitações
Escolha soluções que permitam que o envio de atestados e alterações cadastrais sejam feitas em um sistema que automatiza RH e DP, a fim de que os setores recebam notificações rápidas das demandas que são de sua competência.
- Envolva os gestores das demais áreas
Para evitar que problemas simples se transformem em gargalos na sua rotina, certifique-se de que os gestores entendam a distinção das atribuições de cada setor para direcionar corretamente as informações das suas áreas.
- Aposte no autoatendimento do colaborador
Escolha portais e aplicativos de RH que reduzam a sobrecarga do DP, assim, opte por ferramentas que tragam autonomia ao trabalhador para consultar contracheques e registrar ponto sem depender de atendimentos manuais.
Práticas estratégicas para impulsionar a integração entre RH e DP
Como vimos, separar as funções de RH e DP é o primeiro passo para garantir o desenvolvimento seguro da relação com colaboradores. Depois, para a otimização da gestão, é importante entender como integrar com assertividade os dois setores.
Assim, é fundamental compreender quais são as métricas e as informações que devem ser analisadas com maior atenção a fim de averiguar se a empresa está ou não ganhando produtividade e oferecendo aos colaboradores uma experiência positiva.
Quer saber como transformar RH e DP em áreas mais eficientes e integradas? Baixe agora o nosso Guia do DP e RH estratégico: indicadores e relatórios essenciais e confira as melhores práticas para impulsionar a performance da sua gestão de pessoas!





