5 passos para promover a escalabilidade dos processos e alcançar o sucesso em vendas

O crescimento empresarial é objetivo principal de todo empreendedor que se aventura em um mercado implacável e o sucesso em vendas é um dos resultados esperados. E Indiferente ao setor de atuação ou porte do negócio, existe um fator indispensável para obter tal resultado, a escalabilidade dos processos.

Esses processos são os responsáveis por suportar e assegurar a integridade e desempenho do empreendimento. Afinal, é justamente isso que o conceito da escalabilidade dos processos significa, ou seja, viabilizar o crescimento ininterrupto da empresa.

Então, elencamos 5 passos que irão orientar e possibilitar que a sua empresa alcance o sucesso em vendas, saiba mais!

Qual ferramenta deve estar alinhada às estratégias para o sucesso em vendas

Atualmente, não há como deixar de lado o conceito de funil de vendas, pois ele é intrínseco à formação de processos escaláveis. Portanto, é importante se atentar aos seus clientes inclinados a fechar negócio.

Também conhecidos como “Leads Qualificados”, podem ser reconhecidos como o termômetro de vendas. Até porque, analisar essa informação transparece a intenção de compra e qual etapa deve ser respeitada, a fim de estimular a descida pelo pipeline de vendas.

E nesse contexto há uma ferramenta que tem assumido cada vez mais espaço e responsabilidades, o CRM. Por meio dele é possível ter bem definido os processos de vendas, bem como a qualificação dos leads (clientes em etapas de compra).

Assim, fica facilitado promover processos mais escaláveis e fáceis de serem acompanhados, garantindo maiores chances de alcançar o sucesso em vendas. Afinal, compreender em que estágio o cliente se encontra fortalece qualquer estratégia que o leve ao momento da compra.

Sucesso em vendas: 5 passos para ter processos escaláveis

1 – Busque estabelecer cada processo relacionado às vendas

Por mais experiência que o vendedor carregue é fundamental que o processo de vendas seja bem estabelecido e planejado. E todas as informações podem ser evidenciadas em uma espécie de guia, isto é, um documento que orientará o profissional sobre o processo de vendas.

Como vimos acima, existem diferentes etapas em que o consumidor se encontra, o que demanda uma abordagem diferenciada. Então, esse manual simplifica o relacionamento com o cliente, aumentando em níveis importantes as taxas de vendas.

2 – Defina com assertividade a qualificação a ser trabalhada

Empresa nenhuma consegue se estruturar no mercado sem definir seu ICP (Perfil de Cliente Ideal). Isso porque, a qualificação a ser desempenhada deve ser baseada nesse perfil específico.

Por sua vez, essa ação viabiliza determinar com facilidade quais são os clientes propensos a converter vendas. Portanto, estabelecer a qualificação permite que os vendedores ofereçam apenas as informações que o cliente busca.

Resumidamente, um direcionamento mais claro equivale a mais vendas e menos recursos gastos no processo, resultando no conceito de processo escalável.

3 – As métricas certeiras devem ser parte constante do processo

As métricas nunca devem ser deixadas de lado, pois representam o melhor caminho a ser traçado. Assim, sua análise em diferentes níveis e etapas traz ainda mais assertividade na criação das estratégias. Veja algumas métricas:

  • Analisar a quantidade de vendas diárias;
  • Analisar o montante de vendas por vendedor;
  • Percentual de vendas convertidas considerando os contatos feitos;
  • Estipular o tempo médio investido no atendimento.

4 – O cliente deve ser o foco da estratégia

Acreditar que as estratégias e o planejamento da empresa devem ser elaborados de forma interna, ou seja, com base apenas nas especificidades e aspectos da empresa é um erro grave.

Sem sombra de dúvidas, tal ação cria um gargalo permanente em seu comportamento, pois dificilmente ele estará de acordo as exigências do mercado. No entanto, ainda mais negativo é pecar no atendimento ao cliente que, hoje, se tornou um diferencial competitivo.

Se considerarmos que o comportamento do consumidor é estritamente diferente em cada nicho, a gestão de vendas precisa ser ainda mais contundente. Em outras palavras, o cliente deve estar no foco da estratégia, pois assim é viável coletar informações únicas.

E essas informações contribuem para o novo formato de interação, que é o de reconhecer as necessidades e demandas dos consumidores, a fim de ofertar exatamente o que buscam e quando buscam.

5 – Aquisição de um software de CRM ideal viabiliza o sucesso em vendas

Em seu surgimento, o CRM funcionava mais na coleta e gerenciamento de informações básicas. Ele era responsável por levantar um histórico de interação simplificado, manter telefones, e-mails e endereços atualizados, dentre outras informações, importantes, mas básicas.

Entretanto, o CRM moderno ganha a cada dia mais funcionalidades e agora, ele é capaz de gerenciar até mesmo o Pipeline de Vendas. Portanto, o funil de vendas é valorizado e compreendido de forma mais aprofundada, graças ao CRM. Então, entenda algumas das funcionalidades que ajudam na gestão de vendas!

  • Supervisão e acompanhamento dos clientes;
  • Histórico completo de relacionamento;
  • Dados e informações mais realistas;
  • Gerenciamento das etapas do funil de vendas;
  • Promove importantes previsões;
  • Viabiliza a automação completa das atividades do dia a dia.

O que podemos tirar de tudo isso é o seguinte: atingir o sucesso em vendas é, por vezes, confundido com má sorte nos negócios, quando na verdade, falta ao empreendedor alinhar os objetivos, estratégias e planejamento a uma solução capaz de integrar as rotinas, estimulando dessa maneira, a escalabilidade dos processos!

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