Blog

Conheça os benefícios do eSocial para as empresas

beneficios-esocial-para-empresas

Cada dia que passa no ambiente empresarial, o eSocial está mais próximo de se firmar e tornar-se realidade para as empresas. Portanto, se você possui uma empresa e não está ciente dos benefícios do eSocial, sugerimos se inteirar sobre esse projeto obrigatório.

Já para aqueles que estão por dentro do assunto, é importante continuar focado, pois, a implementação pode ser um período de adaptação. Caso a devida atenção não seja direcionada corretamente, existe o risco de multas e penalidades.

Dito isso, agora podemos seguir com o objetivo deste artigo, que é trazer justamente o oposto, os benefícios. Isso mesmo, se você não sabia, os benefícios em aderir por completo o eSocial, são muitos e extremamente benéficos para a empresa.

Dessa forma, para conhecer como os principais benefícios do eSocial podem agregar valor para sua empresa, prossiga com a leitura.

Confira como esse projeto obrigatório por lei, pode ser completamente o oposto do que a maioria pensa!

Da obrigação a satisfação empresarial

É comum observarmos essa reação um tanto negativa por parte dos empresários. Isso porque, eles consideram o eSocial como uma mudança radical na forma como a gestão empresarial é realizada.

Isto é, por muitos anos, utilizaram determinados processos e de uma hora para outra se viram na obrigação de usar um sistema que consideram como um projeto em papel. Ou seja, muitos determinam que o eSocial ainda está incompleto, inacabado.

Para os especialistas pode ser um tremendo erro pensar dessa forma, pois, o eSocial é realidade e será implementado. Se abster do enquadramento adequado da empresa, pode e irá acarretar problemas.

Quanto antes se perceber que na verdade o eSocial significa uma forma de minimizar problemas e trazer solução, melhor será para a saúde da empresa. Ou vai dizer que não gostaria de receber ajuda a ponto de evitar problemas com o fisco?

Isso mesmo, esse projeto que entra em vigor, vai de encontro aos problemas que os próprios empresários apontavam até há algum tempo. Problemas representados por processos trabalhosos na hora de transmitir as informações acerca das empresas.

Sem contar a falta de controle e assertividade que havia quanto as informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. Agora é diferente, tudo será contabilizado em ambiente virtual, o que traz fôlego e confiança nas ações tomadas.

Como o setor do RH das empresas é o responsável pelo recolhimento e organização das informações, é importante direcionar a atenção a isso!

Reforce o setor do RH

O pessoal responsável pelo RH é o elo que conecta as informações transmitidas com o sistema do governo. Portanto, é interessante que a gestão de pessoas da empresa, acompanhe o desenvolvimento desse projeto de perto.

Principalmente no início do funcionamento do eSocial, pois, até o período de adaptação estar completo, a chance de falhas ainda é grande. Essas falhas podem acarretar problemas, pois, se configura envio de informações erradas ou indevidas.

Conscientize todo o pessoal encarregado por essa função e mostre a importância de realizar um bom trabalho. Por sua vez, a empresa necessita também, de unificar os esforços, a fim de que toda a informação chegue de forma concreta ao RH.

Com um trabalho consciente e com o envolvimento de todos nesse período de transição, o conceito de projeto inacabado, pode se tornar na realidade, a satisfação empresarial que todos buscam.

Conheça 5 dos principais benefícios do eSocial

benefícios do eSocial para as empresas

Se compreender que a execução do eSocial é um processo que deve ser desenvolvido por etapas, você já proporcionou um ganho considerável para a adequação da empresa.

Confira logo a seguir, quais os principais benefícios que sua empresa pode ter ao desempenhar corretamente essa nova função!

1 – Processos com maior transparência

Um dos benefícios do eSocial, é a transparência quanto as informações transmitidas. Ou seja, você coloca tudo que sua empresa representa no mercado a disposição dos consumidores, das instituições financeiras do país, dos fornecedores e do governo brasileiro.

Isso gera mais transparência, pois todos podem identificar a idoneidade da empresa, o que gera mais confiança e credibilidade. Pense a respeito!

2 – Se esqueça da burocracia

Se lembra do DIRF, RAIS e GFIP? Então, essa complicação de ter que preencher formulários e guias individuais, chegou ao fim. Isso mesmo, por meio um único arquivo enviado pelos sistemas informatizados, toda essa burocracia fica no passado.

Depois de recebido, os órgãos que fazem parte do sistema governamental irão analisar os dados e verificar sua autenticidade.

3 – Cumpra com os direitos trabalhistas

Não deve existir sentimento melhor para um empresário que se preze, do aquele avindo do cumprimento dos direitos trabalhistas. Ou seja, colocar ao alcance do funcionário tudo que ele tem direito, de forma simples e palpável é ideal nas empresas.

Pois saiba que o eSocial pode te ajudar nessa questão, pois, o novo projeto visa vincular todo o histórico do trabalhador ao CPF dele. Isso facilita e realça seus direitos previdenciários, isto é, fica mais fácil requerer a aposentadoria ou o auxílio-doença, por exemplo.

4 – Não corra o risco de cometer fraudes indevidas

O que antes favorecia o cometimento de fraudes, por ser tudo transmitido e feito por guias individuais, onde quase não havia supervisão e controle, é uma das questões que o eSocial promete evitar acontecer.

Como tudo é designado em um único documento, fraudes, sonegação de impostos e concorrência desleal, são mais difíceis de acontecer.

Isso mantém a parcela de justiça no meio dos negócios, evita também prejudicar os trabalhadores, pois antes fraudes eram cometidas quanto a tudo isso. Com o eSocial em vigor aqueles que agiam por fora da lei, agora terão de prestar contas.

Quem sempre foi honesto e direito perante a lei, fica assegurado de que a justiça vai ser efetiva nesse caso.

5 – Se necessário recupere as informações facilmente

Mais um dos maiores benefícios do eSocial é quanto as chances de evitar ser multado ou penalizado. Isso porque, o arquivamento das informações transmitidas ao eSocial, ficam em forma de backup.

Caso seja necessário acessar algum dado específico, o governo pode realizar esse processo de maneira direta.

Todos os benefícios citados acima, podem ser aproveitados por aqueles que colocarem o eSocial em prática de maneira positiva. Para te ajudar nessa nova etapa, temos mais uma dica importante. Confira!

Tenha ao alcance a ferramenta ideal para te ajudar

Qualquer tipo de ferramenta que ajude no pleno desenvolvimento da empresa, é útil, não é mesmo? Portanto, existe uma solução que certamente irá te ajudar a minimizar erros, unir as informações adequadamente e a aproveitar todos os benefícios do eSocial.

Nós da SISPRO criamos essa solução para você! Se trata de uma ferramenta que gerencia de forma completa e eficiente os processos, a fim de que todas as exigências sejam cumpridas.

Estamos falando do SISPRO RH eSocial, ele implementa a automatização dos processos de forma inteligente, sempre em busca de otimizar os recursos, reduzir os custos e eliminar o retrabalho das tarefas.

Visite a Página Oficial da SISPRO e comprove como essa solução pode ser de extrema utilidade para sua empresa.



Cadastre-se na Newsletter: