O que é a Internet das Coisas e como ela vai mudar as empresas | SISPRO
14270
post-template-default,single,single-post,postid-14270,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que é a Internet das Coisas e como ela vai mudar as empresas

internet_das_coisas

A tecnologia está presente em quase todos os lugares nos dias de hoje. É possível acessar a internet pelo seu celular em quase qualquer canto, enviar informações para toda a sua lista de contatos e publicar textos sobre qualquer assunto.

 

Às vezes, parece difícil que a tecnologia se espalhe ainda mais. Mas não é impossível: a Internet das Coisas está aí para provar isso.

 

Não conhece esse conceito? Saiba mais no texto de hoje!

O que é a Internet das Coisas?

Do inglês “Internet of Things” (IoT), a Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos que possuem tecnologia com conexão à rede, sendo capazes coletar e transmitir dados. Essas “coisas” podem ser veículos, eletrodomésticos, dispositivos, roupas etc.

 

Como uma extensão da internet atual, ela faz com que objetos do dia a dia tenham a mesma capacidade de comunicação digital que, até então, era restrita aos computadores e celulares. Isso traz inúmeras possibilidades que podem facilitar muitas áreas de nossas vidas.

 

Esse conceito surgiu como parte dos avanços de várias áreas da tecnologia, como microeletrônica e sensoriamento. Com seu potencial de uso, a Internet das Coisas vem chamando a atenção tanto da indústria quanto da academia, todos interessados em seu potencial para desenvolver e melhorar a rotina dos profissionais.

 

As empresas que querem sobreviver em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo passam a prestar mais atenção na Internet das Coisas. Isso porque os jovens consumidores são mais exigentes com suas experiências de consumo, interação e serviço. Oferecer produtos e serviços conectados à rede é um ótimo diferencial nos dias de hoje.

Como a Internet das Coisas vai mudar as empresas?

Compreendendo o conceito, a pergunta passa a ser como a Internet das Coisas vai modificar o dia a dia das empresas. Esses são alguns aspectos a serem observados:

Investimento em tecnologia

O uso desse conceito implica desenvolver e utilizar mais tecnologias – o que significa ter que investir mais em especialistas, produtos e treinamentos.

Segurança da informação

Com tantos objetos diários conectados à rede, os dados e informações da empresa ficam cada vez mais expostos. Investir em segurança, com bons softwares e uma boa equipe de TI, se torna essencial.

Fluxos de gestão

Os fluxos de gestão da empresa também podem mudar, devido ao grande volume de objetos conectados. Informações de presença, entrada, afastamento ou substituição podem ser passadas de modo automático, assim como funções mais práticas da rotina do trabalho.

 

Mas é possível que a Internet das Coisas já esteja presente na sua empresa. Todas as tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários e diminuir os custos operacionais da empresa costumam estar conectadas à internet, para facilitar os processos.

 

Muitas indústrias já usam objetos conectados à internet para controlar temperaturas das caldeiras, conferir a entrada e saída de frotas de veículos, verificar a distribuição de energia etc.

 

Por isso, as empresas que desejam permanecer em uma boa posição no mercado atual precisam saber mais sobre esse assunto – manter-se atualizado é a chave para não cair no esquecimento em um mundo em constante mudança.

 

Por isso, continue sua leitura sobre esse assunto aprendendo sobre as regras de privacidade na IoT!