Empresas correm risco de não entregar o SPED no prazo | SISPRO
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Empresas correm risco de não entregar o SPED no prazo

Quase 30% das empresas gaúchas correm risco de não entregar o SPED no prazo
Para eliminar este problema, a SISPRO lança campanha pelo “SPED no Prazo Sem Atraso”

Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) visa garantir a informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. No entanto, grande parte das empresas está encontrando dificuldades em garantir a entrega das informações nos prazos estabelecidos devido à ausência desta funcionalidade em seu software de ERP. Isto significa que as empresas correm o risco de perderem o prazo e de sofrerem punições fiscais.

Segundo relações da Receita Federal do Brasil e da Secretaria Estadual da Fazenda do RGS, aproximadamente 1.500 empresas gaúchas foram enquadradas no primeiro momento, e têm prazo até 31 de maio para fazer a primeira entrega de SPED Fiscal, e até 30 de junho, do SPED Contábil. Estima-se que 30% deste total ainda não possui software adequado para garantir os prazos definidos para o SPED.

Para evitar que isto ocorra, a SISPRO, empresa de software e serviços de TI, visando atender às empresas que ainda não possuem solução para geração do SPED, lança a campanha “SPED no Prazo Sem Atraso”, que permitirá às empresas gaúchas ter acesso às soluções SPED Fiscal e Contábil e um conjunto de serviços de consultoria para auxiliar as empresas a se adequarem às exigências do Fisco. A campanha é destinada a qualquer porte de empresa, independente do seu ramo de atividade.

As aplicações SPED Fiscal e Contábil serão oferecidas para a campanha em duas modalidades: como software instalado nas dependências das empresas e também como Serviço, que consiste na utilização das aplicações a partir do Datacenter da SISPRO. Em ambos os casos os serviços de consultorias deverão complementar o pacote de serviços que pretendem garantir que as empresas da região possam ficar em dia com o Fisco.

O portal do SPED do Governo Federal explica que a instituição do SPED “consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital”.  No entanto, a SISPRO detectou que muitas empresas gaúchas estão encontrando dificuldades em coletar e processar as informações fiscais e gerar os documentos necessários para a entrega à Receita Federal.

“Por este motivo resolvemos iniciar esta campanha”, conta Lourival Vieira, diretor da SISPRO. “Muitas empresas possuem seus softwares de gestão, mas estes ainda não possuem uma aplicação adequada para SPED e isto irá incorrer em um grande problema para as empresas. Muitos fornecedores de software ainda não conseguiram entregar a aplicação para que os prazos sejam cumpridos, sem atraso”, ressalta Vieira.

Ainda segundo o executivo, o lançamento da campanha SPED no Prazo Sem Atraso pretende auxiliar as empresas neste processo que, “se não concluído de forma rápida e eficiente, poderá causar vários problemas de âmbito legal e fiscal para as empresas”, acrescenta o executivo.

Durante a campanha uma equipe de consultores da SISPRO indicará às empresas quais informações deverão ser extraídos de ERP (software de gestão) e também serão realizadas a geração e a validação dos arquivos que deverão ser assinados e enviados pelo cliente para a Receita Federal através do PVA (Programa Validador e Assinador da Receita Federal).