SISPRO NO STARTUP WEEKEND: 54hs de uma jornada empreendedora | SISPRO
20364
post-template-default,single,single-post,postid-20364,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

SISPRO NO STARTUP WEEKEND: 54hs de uma jornada empreendedora

Ocorreu em Canoas neste final de semana na Universidade La Salle, o Startup Weekend, um marco para o movimento de Inovação e Empreendedorismo da região. E nós da SISPRO não poderíamos ficar de fora dessa, visto que, um dos pilares da nossa empresa é a inovação e o empreendedorismo. A nossa participação ativa em eventos como o SW, possibilita que as nossas lideranças e colaboradores desenvolvam a cultura de inovação, se conectem com esse ecossistema e sejam agentes de mudança.

Mas, afinal, o que é o Startup Weekend?

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes. O evento é voltado para empreendedores, desenvolvedores, designers e apreciadores. É realizado por organizadores locais voluntários com a participação de mentores convidados que auxiliam no desenvolvimento das equipes.

Com uma jornada de 54 horas de duração, em um final de semana, grupos multidisciplinares compostos por empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas pelo tema, se juntaram e tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe para maturar e validar ideias, criando uma startup do zero. Erre rápido, aprenda rápido. Esse é o lema que norteia o evento.

Qual é o impacto de um SW?

O Startup Weekend simula um micro ecossistema de empreendedorismo e inovação. Cheio de incertezas, os participantes precisam ter uma ideia, validar se ela é viável mercadologicamente, criar um modelo de negócio, sair para a rua para vender e depois apresentar todo esse conjunto para uma banca.

Várias ideias inovadoras surgem ao redor do mundo a partir do SW. Já foram mais de 8.000 startups criadas em eventos realizados em cerca de 100 países. Aqui estão alguns exemplos:

Easy Taxi

Iniciada em uma edição da Startup Weekend no Rio de Janeiro, a empresa Easy Taxi foi de startup, criada em 54 horas, a multinacional, presente em 30 países, considerada líder global no mercado.

Trip Lingo

A empresa oferece em um aplicativo ferramentas para indivíduos em países estrangeiros. Com o aplicativo, os turistas podem aproveitar a viagem de maneira mais produtiva e segura.

Carousell

Iniciada no Startup Weekend Singapura em 2012, a Carousell é uma startup cujo produto é uma plataforma de compra e venda peer-to-peer, ou seja, consumidor a consumidor diretamente.

Rover.com

Vencedora da edição Startup Weekend Seattle 2011, a Rover.com oferece um serviço online, onde criadores de animais domésticos necessitando de ajuda e pessoas dispostas a cuidar de animais por alguns dias, podem se encontrar.

Independentemente da ideia que surja, o que realmente importa é absorver a essência desse evento, pois é através de experiências reais como essa, que empreendedores são formados. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento transformador!

Confira também, a matéria publicada no  Jornal do Comércio dessa quinta-feira, dia onze de abril .