Sispro anuncia serviços de consultoria, tecnologia e capacitação para eSocial | SISPRO
5542
post-template-default,single,single-post,postid-5542,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Sispro anuncia serviços de consultoria, tecnologia e capacitação para eSocial

Serviço é anunciado após constatação de que 70% das empresas ainda não possuem um projeto para atender a nova exigência

A Sispro, fornecedora de software de gestão empresarial, ERP, passa a oferecer serviços de consultoria, tecnologia e capacitação para o eSocial, que é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, criado para unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados.


Prevista para iniciar em janeiro de 2014, a nova obrigação demanda atenção das empresa e um planejamento rigoroso  para que seja atendida nos prazos determinados. Entre as principais ações que as empresas precisam tomar para atender ao eSocial estão o saneamento dos cadastros – que engloba a revisão, padronização e unificação das informações dos funcionários,  a capacitação das equipes para que as rotinas das áreas de RH, fiscal e jurídica, entre outras, sejam adequadas as exigências do eSocial e, também, a atualização do software para esta nova realidade.

“ O eSocial  é uma nova forma de registro dos eventos que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais através  de canal digital único, armazenando-as em Ambiente Nacional”, comenta Marli Vitória Ruaro, coordenadora de projetos da Sispro.  “A partir do Ambiente Nacional do eSocial as informações serão distribuídas para o Ministério do Trabalho e Emprego, para Previdência Social, para a Caixa Econômica Federal e para a Receita Federal, estabelecendo uma nova era nas relações entre empregados, empregadores e governo” complementa Marli Vitória.

De acordo com a especialista, as empresas devem se apressar para não enfrentarem problemas com possíveis atrasos no envio dos arquivos digitais do eSocial. Ela cita o resultado de uma pesquisa divulgada na 1ª Conferência eSocial, realizada no final de agosto em São Paulo,  para reforçar esta preocupação: entre as empresas presentes ao evento 70% declararam não possuir um projeto interno ou envolvimento com  o eSocial. Cerca de 60% acreditam que a integração de dados de diversas origens é o grande desafio do projeto e 21% acreditam que a qualidade do conteúdo das informações é o maior problema a ser enfrentado. “Os números relevam uma realidade temerosa e reafirmam a necessidade das empresas acelerarem o processo. Os serviços de consultoria neste momento podem ajudar muito”, comenta a especialista da Sispro.

Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro, comenta que a consultoria, o treinamento e a orientação aos responsáveis pelo fornecimento das informações ao eSocial  farão com que as empresas evitem erros e a cumpram os prazos legais. “As empresas devem estar atentas as informações que vem sendo divulgadas pelo governo no Portal do eSocial, pois o leiaute definitivo dos arquivos digitais , assim como os webservice para conexão com o Ambiente Nacional ainda não estão disponíveis. Porém, a partir do momento em que a empresa for obrigada a entregar o eSocial não será mais possível emitir GPS e DARF avulsas”, complementa.

Fonte: Sispro Software Empresarial – 05/11/13