Governo Federal comunica retirada do projeto sobre a dívida pública | SISPRO
5453
post-template-default,single,single-post,postid-5453,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Governo Federal comunica retirada do projeto sobre a dívida pública

O Governo Federal comunicou oficialmente aos secretários de Estado da Fazenda, durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Brasília, a retirada do Projeto de Lei Complementar 238, que previa a redução dos juros e do indexador da dívida pública.

 
Para a União, “a maneira como foi conduzido o assunto no Congresso Nacional tornou o projeto inaceitável, devido à sua inconstitucionalidade, injustiça e tratamento desigual”. Um dos aspectos ressaltados foi o perdão de 40% e 45% do estoque das dívidas, feita pelo relator Eduardo Cunha, na Câmara dos Deputados. 
 
O secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Odir Tonollier, ressaltou que, para o Governo Federal, os projetos da Dívida Pública, do ICMS e do Fundo de Desenvolvimento compõem uma proposta única e não podem ser tratados separadamente. Deste modo, o Governo Federal vai aguardar acordo dos estados sobre a alíquota do ICMS para retomar o projeto da Dívida Pública. 
 
Segundo Tonollier, a iniciativa da União teve grande impacto nos secretários, o que pode facilitar um novo encaminhamento. Segundo o próprio relator, as alterações foram sugeridas pelos estados. Os secretários já marcaram encontro para a próxima semana para concluir o acordo iniciado nesta quarta-feira (22).
 
23/05/13 – Fonte: SEFAZ-RS