Responsabilidades definidas | SISPRO
5449
post-template-default,single,single-post,postid-5449,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Responsabilidades definidas

A tarefa de registrar o livro diário é da empresa.

Isso fica bem claro no item 19 da NBC ITG 2000 – Escrituração Contábil, aprovada por meio da Resolução CFC nº 1.330/11, que diz: “a entidade é responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de Contabilidade a comunicação formal dessas exigências à entidade”.

Ao profissional é atribuído o dever de escriturar os livros e ao seu cliente o dever de registrálos. A fim de evitar mal entendidos, é importante que o profissional da Contabilidade notifique formalmente seu cliente dessa obrigação, pois o livro diário só vale como prova a favor da entidade depois de registrado. Do contrário é um mero conjunto de folhas que podem ser alteradas a qualquer momento, lembra Paulo Schnorr, vice- presidente Técnico do CRCRS.

Fonte: CRC-RS – 05/11/13