Pesquisa revela que 55,7% das empresas brasileiras não utilizam o IFRS completo | SISPRO
5261
post-template-default,single,single-post,postid-5261,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Pesquisa revela que 55,7% das empresas brasileiras não utilizam o IFRS completo

O International Business Report (IBR) da Grant Thornton revelou que 55,7% das empresas brasileiras não utilizam o IFRS completo em suas demonstrações financeiras. Os países onde há o maior número de empresas que ainda não aplicam a versão completa do novo padrão contábil são: Vietnã (91,7%), Estados Unidos (88%) e Argentina (81,9%).

“É preciso evoluir ainda no País. O Banco Central do Brasil, por exemplo, que deveria ser modelo, não adotou os pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e não prepara suas próprias demonstrações financeiras originais de acordo com a versão completa do IFRS. Isso gera precedentes para brechas.”, comenta Marcos Venicio Sanches, da Grant Thornton Brasil. Na contramão, Emirados Árabes (68,3%), Espanha (65,8%), Georgia (59,8%), Malásia (59,5%) e Filipinas (53,10%) são os locais onde mais se aplicam a versão integral do IFRS.

No Brasil, mais que metade das companhias (63,9%) afirmou que o país adota ou planeja adotar o IFRS para pequenas e médias empresas (PME). Tanto na América Latina como nos países do BRIC, as empresas não sabiam explicar a principal razão para não utilizar o novo padrão contábil nas PMES.

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

02/12/2011