Nota fiscal eletrônica deve ser emitida por todas as empresas de Campo Bom/RS a partir de julho - SISPRO
5121
post-template-default,single,single-post,postid-5121,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Nota fiscal eletrônica deve ser emitida por todas as empresas de Campo Bom/RS a partir de julho

Pioneira no Rio Grande do Sul na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Campo Bom terminará a implantação do sistema de emissão eletrônica em julho, quando todas as empresas prestadoras de serviço do município devem aderir ao serviço.

Desde 2007 o sistema vem sendo introduzido gradualmente nas empresas, garantindo assim a eficácia e a tranquilidade na execução do novo sistema, que até agora já emitiu 25 milhões de notas fiscais. Para que os empresários se adaptem a nova maneira de emitir as notas, a Prefeitura está oferecendo treinamento para ensinar a utilizar o programa eletrônico.

Das aproximadamente 1300 empresas prestadoras de serviços de Campo Bom, 955 já são usuárias do sistema e emissão eletrônica. Destas, mais de 300 empresas participaram do treinamento antes de começar a utilizar o novo serviço, as demais foram orientadas pelos seus contadores, os primeiros a participarem da capacitação. As empresas que ainda não utilizam o sistema eletrônico devem protocolar no Centro Administrativo requerimento de uso da NFS-e até o final de junho, já que o serviço passa a ser obrigatório em julho.

Segundo a coordenadora do setor de Fiscalização da Prefeitura, Fabiana Kellermann, a implantação da NFS-e está acontecendo desde 2007 de forma planejada. “Esta forma mais lenta e gradual de implantação do sistema na cidade foi a maneira mais tranquila e eficaz que o Município encontrou para as empresas aderirem à NFS-e. Assim elas tem tempo de aprender como utilizar, esclarecer dúvidas e se adequar” complementa.

A turismóloga, Vanessa Spindler, de 28 anos, participou do treinamento para aprender a emitir a nota eletrônica e aprovou a novidade. “É um desafio bom, porque vai informatizar e modernizar o serviço que antes fazíamos manualmente. Agora a nota fica mais apresentável, além da vantagem do sistema calcular a alíquota”, declarou a funcionária de uma empresa de turismo e transportes de Campo Bom.

Pioneira no Sul do país a disponibilizar a NFS-e e devido ao sucesso da implantação, Campo Bom é referência para outras cidades, que procuram o departamento de Fiscalização para conhecer o trabalho desenvolvido no município. “Muitas cidades implantaram o serviço eletrônico de uma vez só e tiveram problemas para atender a todos, outras querem utilizar a NFS-e e buscam referencias em outros municípios e acabam se surpreendendo com o nosso planejamento e forma de implantar o serviço, que foram os fatores responsáveis pelo sucesso da Nota Fiscal Eletrônica em Campo Bom”, ressalta Fabiana. No último mês Rolante, São Leopoldo e Garibaldi visitaram Campo Bom para conhecer o serviço.

A NFS-e é um documento fiscal emitido automaticamente via internet e armazenado eletronicamente em um sistema da Prefeitura. Esse serviço desburocratiza a administração tributária do município, agiliza o serviço dos funcionários para a emissão de notas e diminui custos com impressão de notas, envio e armazenamento dos documentos. Além disso, o sistema calcula automaticamente o valor do imposto (2%) repassado ao Município.

Com a NFS-e, o comprovante da compra também pode ser enviado por e-mail diretamente para o cliente, que deve continuar solicitando a nota. Desta maneira, o programa facilita também o serviço dos contadores que ficam dispensados de solicitar autorização para impressão de documentos fiscais, da escrituração de livros e de declarações mensais de Imposto Sobre Serviços Qualquer Natureza (ISSQN). “A nota eletrônica é mais prática para as empresas e acaba com a burocracia, pois o processo é automático”, explica Fabiana. As notas emitidas no site ficam salvas por seis anos e ficam disponíveis para consultas, assim as empresas não precisam mais de planilhas e blocos de nota.

Fonte: PM Campo Bom