NF-e Publicada NT2013.005, referente à alteração/atualização do leiaute da NF-e e NFC-e | SISPRO
5088
post-template-default,single,single-post,postid-5088,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

NF-e Publicada NT2013.005, referente à alteração/atualização do leiaute da NF-e e NFC-e

A Coordenação Técnica do ENCAT assina a NT2013/005, publicada em 29 de julho, que altera o leiaute da Nota Fiscal Eletrônica e da Nota Fiscal Eletrônica de Venda ao Consumidor Final.

Resumo:

De forma geral, as necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo é evitar alterações freqüentes do leiaute da NF-e, evitando também, portanto, a necessidade de manutenção nos sistemas de emissão de NF-e para as empresas e para as SEFAZ. A exceção a esta regra é motivada pelas adaptações necessárias na mudança de legislação, que normalmente tem um porte menor, mas que também devem cumprir um cronograma capaz de ser observado pelas empresas e pelas SEFAZ autorizadoras.

A última revisão de leiaute foi feita em 2010 e não tivemos grandes versões nacionais nos anos de 2011 e 2012. Atualmente o leiaute da NF-e está na versão “2.00” e esta Nota Técnica tem o objetivo de divulgar:

  1. Funcionalidades opcionais que serão disponibilizadas pelas SEFAZ para o serviço de autorização de uso da NF-e;
  2. Alterações necessárias para a migração da versão “2.00? para a versão “3.10” do leiaute da NF-e;
  3. Alterações em regras de validação, principalmente aquelas vinculadas aos novos campos ou a novos controles, melhorando a qualidade da informação prestada pelas empresas e mantida pelas SEFAZ.

 

Por Marli Ruaro com informações do Portal da NF-e

O Sistema ERP Sispro já está preparado para atender à estas exigências fiscais e tributárias.