Fase 1 do eSocial foi encerrada com sucesso | SISPRO
15076
post-template-default,single,single-post,postid-15076,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Fase 1 do eSocial foi encerrada com sucesso

Fase 1 do eSocial foi encerrada com sucesso!

As empresas que utilizam o SISPRO RH eSocial, conseguiram transmitir ao eSocial os eventos da fase 1.

No final de fevereiro encerrou o prazo para as empresas integrantes do grupo 1 do eSocial, aquelas que faturaram mais de 78 milhões de reais em 2016, enviarem os eventos de identificação do empregador e das tabelas.

O grupo 1 de empresas é formado por 14.400 empresas que abrangem 15 milhões de trabalhadores. Restando um dia do prazo final da fase 1, um levantamento identificou que apenas 8.160 empresas haviam transmitido os eventos ao eSocial.

Ficam sujeitos a penalidades e multas os empregadores que tiveram problemas e não conseguiram enviar as informações exigidas no prazo.

Conforme notícia publicada no portal do eSocial, os empregadores que não observaram o prazo de envio das informações iniciais não conseguirão incluir os eventos não periódicos  da fase 2, uma vez que o envio dos eventos da fase 1 é condição para a inclusão das informações seguintes.

Verifique o cronograma completo do grupo 1 do eSocial:

Etapa 1 – Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões
Fase 1 Janeiro/2018 Cadastros do empregador e tabelas.
Fase 2 Março/2018 Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos).
Fase 3 Maio/2018 Torna-se obrigatório o envio da folha de pagamento.
Fase 4 Julho/2018 Substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social).
Fase 5 Janeiro/2019 Dados de segurança e saúde do trabalhador

 

 

Entenda como a Sispro auxiliou seus clientes

A maioria das empresas que utilizam o SISPRO RH eSocial iniciaram seus projetos de eSocial com antecedência aproveitando que a Sispro liberou no sistema de Folha de Pagamento funcionalidades contemplando as novas informações e permitindo que as empresas preparassem seus registros em tempo hábil.

A rotina que gerava os dados para a Consulta de Qualificação Cadastral também foi disponibilizada há mais de ano, proporcionando agilidade na certificação das informações dos trabalhadores e tempo para resolver as inconsistências que porventura surgissem.

As empresas também apostaram na consultoria da Sispro formada por especialistas nas rotinas de Recursos Humanos e eSocial. As equipes apoiaram os projetos das empresas participando do projeto ou pontualmente em algumas atividades.

Para resolução de dúvidas, a equipe de atendimento esteve à disposição dos clientes. O número de chamados atendidos cresceu neste início de ano, uma vez que o eSocial por sua abrangência acaba fomentando questionamentos e dúvidas.

A boa notícia, comemorada por clientes e pela equipe do SISPRO RH eSocial, foi o sucesso no cumprimento da fase 1 plenamente.

“Agradecemos pelo apoio e comprometimento da equipe SISPRO.”

Regina Chagas, Modine.

“Prazos cumpridos. Agradeço e parabenizo a equipe pelo empenho e pelo sucesso.”

Leopoldo Manzoni, Banrisul

 

Agora com o início da fase 2, cujo prazo iniciou em 1º de março e vai até 30 de abril, as empresas passam a enviar ao eSocial os eventos não periódicos e o cadastramento inicial dos vínculos de trabalhadores.

A SISPRO em paralelo a fase 2, já inicia os trabalhos com os clientes do Grupo 2, que entram na obrigatoriedade a partir de julho de 2018.

Confira o cronograma completo do grupo 2 do eSocial:

Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)
Fase 1 Julho/2018 Cadastros do empregador e tabelas.
Fase 2 Setembro/2018 Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos).
Fase 3 Novembro/2018 Torna-se obrigatório o envio da folha de pagamento.
Fase 4 Janeiro/2019 Substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social).
Fase 5 Janeiro/2019 Dados de segurança e saúde do trabalhador

 

Para ter mais informações sobre o eSocial leia eSocial: um projeto grandioso do SPED.

Conte com a Sispro para auxiliar sua empresa no eSocial. Acesse SISPRO RH eSocial e veja como nós podemos ajudar.