eSocial – leiaute revisado já está disponível | SISPRO
4684
post-template-default,single,single-post,postid-4684,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

eSocial – leiaute revisado já está disponível

Na última sexta-feira, 19 de julho, os leiautes do eSocial foram novamente publicados no site criado pelo governo federal: http://www.esocial.gov.br/.

Pelo que informa a nota publicada junto com estes leiautes, esta é uma versão revisada, mas ao definitiva do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

Veja abaixo a nota oficial:

“Foi publicado no Diário Oficial da União o Ato Declaratório Executivo Sufis nº 5, de 17 de julho de 2013, que aprova e divulga o leiaute do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

Para os empregadores de maior porte, como as empresas e equiparados a empresa pela Lei nº 8.212, de 1990, está em desenvolvimento um módulo completo do eSocial. Nesse módulo, as empresas deverão transmitir suas informações através de arquivos gerados em seus sistemas de informática, utilizando leiautes padronizados. Haverá integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do eSocial para transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas web ou de programas geradores de escrituração ou declaração. Para utilização dessa opção, as empresas deverão possuir serviços web de conexão webservice.

Os leiautes de arquivos estão sendo disponibilizados em versão inicial, ainda pendente de aprovação, e sua divulgação tem caráter informativo aos setores da sociedade interessados, dada a grande expectativa em torno do assunto. A versão final será disponibilizada em breve, por meio de portaria interministerial, editada pelo MF, MPS e MTE. Os leiautes dos arquivos estão disponibilizados no link abaixo:

Ato Declaratório Executivo Sufis nº 5

Por Marli Ruaro – Analista de Sistemas da Sispro

22/07/2013 – Fonte: Sispro Software Empresarial