Em tempos de crise, prepare-se para vender mais | SISPRO
4610
post-template-default,single,single-post,postid-4610,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Em tempos de crise, prepare-se para vender mais

Para mudar, que tal pensar em soluções práticas em vez de ficar se lamentando?

Com a chegada do Dia dos Pais, a expectativa dos varejistas de vender mais é inevitável. No entanto, dados divulgados recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelam que os comerciantes não devem esperar tanto do varejo na data, uma vez que o comércio deve ter a menor alta desde 2004. Fatores como a inflação e o alto endividamento da população são as principais causas da baixa do setor.

Em situações como essa, é muito comum encontrarmos profissionais do setor de vendas que não estão preparados para enfrentar as dificuldades e só criam estratégias para reverter as adversidades após o surgimento delas. Ou seja, trabalham sempre em situação de emergência para resolver os problemas. 

Não é possível apontar uma única solução para enfrentar as crises, porém, um bom planejamento, aliado ao investimento na capacitação das equipes de vendas, pode contribuir positivamente. Os mais habilidosos, os vendedores profissionais, conseguem garantir resultados significativos quando traçam planos estratégicos para vender mais e melhor. Em resumo, podem aproveitar o tempo ruim para comercializar “guarda-chuva” ou oferecer “lenços” para os que se lamentam com os números do comércio. 

Não adianta reclamar da queda nas vendas e não fazer nada para reverter isso. Para mudar, que tal pensar em soluções práticas em vez de se lamentar? Criar métodos de trabalho tendo em vista possíveis obstáculos é uma boa opção. Uma promoção ou a criação de ações diferenciadas podem ser saídas para aumentar o volume de vendas.

Com relação aos consumidores, também é importante pensar de forma diferenciada. O trabalho realizado não pode ser visto apenas como uma simples venda, mas como a possibilidade de proporcionar uma experiência única ao consumidor. É preciso provar que, mesmo diante das dificuldades, é importante investir no produto oferecido por ele.

Em épocas de crise, o essencial é enxergar quais são as deficiências do mercado, os pontos mais críticos e investir em soluções para conseguir se destacar. É como ter apenas uma pizza de oito pedaços com dez pessoas querendo saboreá-la e somente aqueles que chegarem mais rápido poderão comer. 

Provavelmente, os menos capacitados ficarão para trás e passarão fome. No comércio, cuja disputa é grande, a tendência é que a situação seja cada vez mais semelhante a essa. Apenas os mais resolvidos terão chances de realizar bons negócios, por isso, prepare-se e tenha sucesso nas vendas, não apenas no Dia dos Pais, mas em qualquer outra data.

Por  Mário Rodrigues – diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

Fonte: portalnovarejo.com.br – 15/08/14