CRC comemora prorrogação do prazo para adoção da escrituração digital | SISPRO
4411
post-template-default,single,single-post,postid-4411,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

CRC comemora prorrogação do prazo para adoção da escrituração digital

Cuiabá / Várzea Grande, 02/10/2009

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) comemorou a prorrogação do prazo para as empresas obrigadas a adotarem a utilização da Escrituração Fiscal Digital (EFD). A data limite seria nesta quarta-feira (30/09), mas foi prorrogada para o dia 31 de dezembro.

De acordo com o presidente da autarquia, Jorge Assef Filho, esta é uma conquista de valor imensurável. “Os profissionais e as empresas não estavam conseguindo cumprir as determinações devido a falhas no sistema disponibilizado pela Receita Federal”, afirmou.

NF-e – O presidente declarou que cerca de 40% das empresas obrigadas a utilizar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ainda não fizeram a adesão. “Porém, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT) avisa que as empresas que estiverem obrigadas e não o fizerem vão ser notificadas pela Secretaria”, salientou.

A partir de janeiro do ano que vem, a Sefaz/MT, notificará as empresas que não tiverem apresentado os arquivos digitais ao Fisco. A multa corresponde a 1% do valor das operações e prestações efetuadas, limitada ao mínimo de 200 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPFMT) por mês em atraso. O valor corresponde a R$ 6.398,00.

No Estado, 11.857 empresas estão obrigadas a utilizar a sistemática. A relação de contribuintes que devem aderir à EFD pode ser consultada no portal www1.receita.fazenda.gov.br.

Fonte: www.odocumento.com.br