CFC e Receita Federal debatem implementação do Sped | SISPRO
4277
post-template-default,single,single-post,postid-4277,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

CFC e Receita Federal debatem implementação do Sped

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Receita Federal realizaram, na última sexta-feira (31), em Brasília, mais um encontro para debater a implementação pelas empresas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que, além de simplificar uma série de processos e transformar documentos físicos em arquivos digitais, irá adequar o Sistema ao Imposto de Renda de 2015.

Na ocasião, o supervisor nacional do Sped, Clovis Belbute Peres, lembrou que o Sistema Público irá “organizar, harmonizar e simplificar as obrigações tributárias”. Segundo ele, o Sped trabalha com dois pilares, o da transparência e o da colaboração, por isso a importância de reuniões para colaboração dos empresários, junta comercial, entidades e sociedade em geral.

Ele também solicitou o apoio da classe contábil para criação de um manual de implementação do Sped. “A Receita Federal vê com bons olhos a criação de um documento como este. Queremos que o grupo de trabalho criado aqui no CFC para o assunto nos ajude na criação do manual, com riquezas de informações que a classe contábil conhece”, disse.

Em reuniões anteriores no CFC, o supervisor do Sped, que é também contador, já havia destacado a importância dos profissionais da contabilidade no trâmite. “Essa plataforma é uma quebra de paradigmas no País e que, portanto, precisa do envolvimento de entidades, empresas e profissionais. Neste sentido, o contador tem papel importante na implementação, porque é quem trabalha diariamente com essas questões”.

A abertura do evento, realizado no auditório do CFC,  foi feita por Paulo Roberto da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Conselho para discutir e estudar o Sped.  Além dele, o GT é formado pelos membros Tatiane Beilfuss Zastrow, Homero Rutkowski, Leuridia Aleixo da Silva e pelo conselheiro do CFC Osvaldo Rodrigues da Cruz.

Participaram da reunião desta sexta-feira, membros da Receita Federal, profissionais da contabilidade de empresas privadas, além de representantes do CFC. ?

Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação

Fonte: portalcfc.org.br – 03/11/14