Certificação Digital: uma realidade que cresce no Brasil | SISPRO
4267
post-template-default,single,single-post,postid-4267,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Certificação Digital: uma realidade que cresce no Brasil

A certificação digital é uma ferramenta que veio para ficar, quando o assunto é transmissão de informações e documentos online. Conforme dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o Brasil possui 3,5 milhões de certificados digitais ativos e vem emitindo cerca de 200 mil a cada mês. O SESCON-RS é Autoridade de Registro de certificação Digital e sabe da importância dessa nova realidade para o desenvolvimento das empresas e, por conseqüência, do país.

De acordo com o ITI, embora que menos de um terço desses 3,5 milhões sejam de pessoas físicas, os benefícios da certificação digital atingem praticamente toda a população brasileira. A rápida compensação de cheques, a agilização do saque do FGTS na Caixa Econômica Federal, o atendimento médico (graças ao prontuário eletrônico) e tramitação de processos na Justiça, são exemplos de atividades corriqueiras que se utilizam dessa ferramenta.

Desde 2007, o SESCON-RS acredita nesse mecanismo que oferece rapidez, segurança e confiabilidade às transações. Primeiramente como posto validador, em 2013 a entidade tornou-se Autoridade de Registro, oferecendo mais agilidade no atendimento de seus clientes. “Hoje contamos com uma estrutura mais robusta, que permite ampliar nossa capacidade de validações, inclusive no Interior do Estado”, comenta o diretor do SESCON-RS, Diogo Chamun. Segundo ele, a criação de postos validadores em importantes cidades gaúchas já está em avançadas tratativas.

Fonte: SESCON-RS – 08/11/13