Controle de Estoque: 7 Dicas Para Rentabilidade do Seu Negócio!
14949
post-template-default,single,single-post,postid-14949,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Controle de Estoque: 7 Maneiras de Aumentar a Rentabilidade do Seu Negócio!

O controle de estoque do negócio precisa ser eficiente para que a empresa consiga lucrar dentro do esperado. E quais são os vilões da rentabilidade? A escassez de produtos e o desperdício com mercadorias em maior volume do que a demanda.

Isso mesmo. Tanto a falta quanto o excesso de produtos em estoque podem atrapalhar as finanças do seu negócio. Por isso, é fundamental que a gestão empresarial esteja preparada para evitar o problema.

Uma boa gestão de estoque precisa tomar algumas iniciativas para que não haja prejuízos e nem clientes insatisfeitos. Confira a seguir quais são elas e como garantir o alcance das metas financeiras.

O Obstáculo da Escassez de Produtos

Estoques que não atingem as expectativas dos clientes são, sem dúvida, uma “pedra no sapato” para o crescimento da empresa. Prateleiras e gôndolas sem variedade não despertam o interesse e fazem com que o consumidor vá para a loja concorrente mais próxima.

Veja o exemplo: o cliente que precisa de ingredientes não está interessado em visitar diversos supermercados para conseguir fazer um bolo.

O seu público deseja praticidade, economia de tempo e de combustível. Não ofereça isso a ele e descubra que não haverá fidelização. A preferência é da empresa que atende às suas necessidades.

A ruptura de estoque não é uma situação inédita, mas trata-se de uma falha de gestão importante. Colocar à venda o que não se tem é uma experiência bastante desagradável.

Quando o Excesso de Mercadoria é Prejudicial

Já ouviu dizer que tudo em excesso é prejudicial? É uma grande verdade. Um estoque mal calculado pode gerar prejuízos.

Mercadoria é investimento. Quando ela fica encalhada, é danificada ou perde sua validade para consumo, quem perde é o negócio.

Como Fazer Um Bom Controle de Estoque?

controle de estoque erp

1 – Competência Profissional

Confie seu estoque apenas a um profissional experiente e que já tenha demonstrado ter qualificações para tal.

Ele deve ter atenção à entrada e saída de mercadorias, além de cadastrar todos os prazos de validade. Uma prestação de contas rígida e constante é o ideal.

2 – Tecnologia

Não tente fazer um controle de estoque sem contar com o suporte da tecnologia. Ela é uma grande aliada para manter todas as informações em um fácil acesso e com menor risco de erros.

O banco de dados tem tudo o que você precisa saber para acompanhar os processos dentro da empresa.

Conheça o software de gestão empresarial SISPRO ERP Cloud. O sistema tem todas as ferramentas necessárias para você garantir o controle de estoque e aumentar a rentabilidade do negócio.

3 – Capacitação

Realize treinamentos para que seus funcionários adquiram o conhecimento necessário para lidar com o controle de estoque.

Eles devem aprender tanto a utilizar um software de gestão quanto a importância de cuidar adequadamente do estoque e conhecer o seu produto.

4 – Carro-chefe de Vendas

Toda empresa tem um produto que vende mais. E é claro que nenhum produto deve faltar, mas especialmente aquele que é a preferência da grande maioria dos seus clientes.

O produto que tem maior saída demanda um controle ainda mais especial. Essa dica é importante para que seus lucros sejam garantidos.

5 – Itens Básicos

Artigos básicos devem ser levados em consideração também. Se eles são procurados sempre, certifique-se do adequado abastecimento de estoque nas prateleiras.

6 – Negociação

Negocie prazos e data de entrega das mercadorias. Dessa forma, sua empresa não vai correr o risco de ficar sem algum produto.

Não se esqueça que faz parte de uma boa negociação ter também um bom relacionamento com o fornecedor. Ele pode ajudar e muito a conseguir agilidade na entrega e descontos.

7 – Planejamento

Não existe gestão eficiente sem um planejamento adequado. Portanto, para o seu controle de estoque te garantir mais rentabilidade, saiba que você deve fazer um planejamento de acordo.

Pontue todas as tarefas e coloque prazos. Avalie as vendas antigas para encontrar projeções reais para os meses seguintes.

Leve em conta o cenário econômico do País e o poder de compra do seu público. Outro indicativo importante é como está o crescimento do seu segmento de negócio.

Rentabilidade

Todos os setores da sua empresa merecem grande atenção. Mas, quando se trata da venda de produtos, seu estoque pode salvar ou pôr tudo a perder.

Invista em um controle de estoque que realmente funcione e veja com os seus próprios olhos o resultado.

Você vai conseguir lucrar mais ao implementar essas medidas ao seu controle de estoque. O sucesso da gestão empresarial depende de estratégias, então comece já!