SISPRO impacta comunidade promovendo inovação com Idea Lab School | SISPRO
21470
post-template-default,single,single-post,postid-21470,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

SISPRO impacta comunidade promovendo inovação com Idea Lab School

Cerca de 100 alunos e professores da EMEF Arthur Pereira de Vargas e participaram do evento.

SISPRO, por meio do seu núcleo de Inovação SIS.HUB, promoveu a 1ª edição do Idea Lab School, que aconteceu no último dia 10 de dezembro no CTG Mata Nativa, em Canoas. A primeira edição convidou os alunos da EMEF Arthur Pereira de Vergas, uma escola parceira da Sispro também de Canoas, para solucionarem problemas reais através da inovação e do empreendedorismo.   

O IdeaLab School tem como objetivo principal ensinar na prática a metodologia Design Thinking para os estudantes, para que eles desenvolvam conhecimento e trabalhem para ajudar a potencializar sua escola. A dinâmica também contou com a participação de professores e alunos que já participaram de outras edições do IdeaLab atuando como padrinhos e madrinhas dos grupos, juntamente com os mentores convocados para dar suporte a todos.  

Os jovens foram divididos em dez grupos compostos por professores e alunos do 8º e 9º ano e tinham como desafio central responder a seguinte pergunta: “Como podemos melhorar nossa escola hoje?”. A partir da indagação, os estudantes discutiram os problemas da Escola e desenvolveram soluções criativas para diferentes problemas de dentro da escola e que poderão ser desenvolvidas ao longo do tempo. O evento teve dois momentos principais: o primeiro foi dedicado a problematização, em que os estudantes exploraram o desafio e se aprofundaram em entender os problemas que existiam na escola, já o segundo momento foi dedicado a ideação e teve como foco levantar ideias e prototipar uma solução para esses problemas. 

Fernando Batistella, Head de Inovação da Sispro e um dos idealizadores do projeto diz que: “O IdeaLab School foi criado para gerar impacto e transformar socialmente o maior número de escolas possíveis e, principalmente, tornar os jovens estudantes protagonistas desse movimento. Acreditamos que a inovação acontece por meio da conexão de pessoas e aceleração de ideias, e o evento é exatamente isso: trabalhar a partir de desafios para transformar pessoas e comunidades”. 

Ao final do desafio cada um dos 10 grupos teve 3 minutos para apresentar sua ideia de ação para a banca avaliadora composta pelos seguintes convidados: A advogada Gisele Uequed, vice-prefeita de Canoas, o professor Pedro André Schutz Webber, Diretor da EMEF Arthur Pereira de Vargas e Silvio Denicol, Coordenador da área de Gestão da Universidade La Salle.  

A banca tinha sete minutos depois das apresentações para discutir e chegar nos resultados. Os seguintes grupos foram os vencedores: O Grupo 3 ficou em terceiro lugar e o Grupo 9 ficou com a segunda colocação. Em primeiro lugar foi para o grupo SchoolLab, que apresentou um projeto para reduzir os resíduos da escola, que levou o nome de “Desperdiçômetro”. De acordo com um dos participantes do grupo, Alysson Silva de Oliveira, a iniciativa visa reduzir o desperdício de merenda escolar. “Além disso, também queremos fazer uma horta comunitária, que vai ser adubada com a compostagem dos alimentos que sobram na merenda, e fabricar vela e sabão com o óleo de cozinha, para comercializar”, explica o aluno do 8º Ano. 

Como prêmio, a esquipe vencedora do desafio receberá mentorias do Instituto de Transformação Digital para conseguirem colocar as ideias em prática dentro da escola e também irão conhecer a empresa @querodobra, localizada na cidade de Montenegro.

Um evento como este não se faz sozinho e por conta disso a 1ª edição do IdeaLab School contou com os seguintes apoiadores: o Projeto Solta a Voz Guria, o Instituto da Transformação Digital, a Universidade LaSalle, o Inova LaSalle, a Pizzaria Canoense e a Prefeitura de Canoas e CTD

SISPRO, juntamente com seu núcleo de Inovação, o SIS HUB, segue trabalhando para causar impacto na comunidade canoense por meio das iniciativas sociais. Já estamos ansiosos para a segunda edição do Idea Lab School!