ERP Sispro Varejo recebe compatibilidade com RFID - SISPRO
4662
post-template-default,single,single-post,postid-4662,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

ERP Sispro Varejo recebe compatibilidade com RFID

Além de melhorar a gestão de ativos e estoques, as tags podem ser usadas no relacionamento com clientes

Muito utilizadas em diversas aplicações de rastreamento de ativos e produtos, as tags de rádio frequência RFID vem aumentando sua participação no comércio varejista em diversas aplicações, tais como, rastreamento de ativos, estoques, identificação e relacionamento com clientes. No entanto, a sua adoção vem sendo postergada em muitos casos porque o sistema de gestão não está preparado para receber corretamente as informações coletadas por esta tecnologia.

Visando oferecer um sistema de gestão moderno e pronto para as demandas de inovação, a Sispro Software Empresarial acaba de anunciar a liberação da compatibilidade do sistema Sispro ERP Varejo com a tecnologia RFID. O anúncio visa atender a uma preocupação dos varejistas que planejam investir em RFID mas temem que seus sistemas de gestão não estejam preparados para se integrar com os dados coletados das tags. Mesmo que os leitores possam fazer a leitura e enviar os dados para os sistemas de gestão, estes precisam considerar a formatação das informações a serem recebidas. Há diversos depoimentos de varejistas que precisam mudar de ERP porque seu antigo sistema não possuía a capacidade de comunicação com RFID.

Além do controle de ativos e estoques, as tags RFID estão possibilitando diversas aplicações no Varejo. Uma das utilizações da tecnologia RFID está no check-out, onde ela permite a leitura imediata dos itens no carrinho e realiza a soma dos valores da compra. As equipes de marketing das lojas também estão atentas à sua capacidade criação de ações para cativar e fidelizar clientes. “Em tempos bicudos ou não, manter o cliente sempre é um desafio que deve estar no plano das empresas varejistas. E quando uma tecnologia permite isso, os sistemas de BackOffice devem estar preparados para atender a esta evolução”, comenta Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro Software Empresarial.

Além destas aplicações, as tags permitem uma série de outras ações de marketing no Varejo. Elas podem ler as curvas de calor produzido pelas pessoas nas áreas mais frequentadas, possibilitando reposicionar produtos e serviços, além de contabilizar a quantidade de clientes nestas áreas.

Em uma livraria, por exemplo, o atendimento pode oferecer informações adicionais sobre uma obra assim que um cliente que terminou de fazer uma consulta de preço de um livro em um terminal.

Dotados de capacidade de localização por rádio frequência, dispositivos podem identificar onde um cliente se encontra no estabelecimento, sem necessidade de habilitar o GPS no smartphone. Ao ser identificado – isso sempre que o cliente autorizar – ele pode receber também mensagens SMS com sugestões de ofertas e outras campanhas.

“Muitas ações são possíveis”, avisa Lourival Vieira. “Outros benefícios das targs RFID estão posicionando a gestão do Varejo em um patamar de nível global. Além das ações de relacionamento com cliente serem um grande motivador, as tags RFID, permitem 99,99% de precisão do inventário, o que sempre foi uma das atividades que mais trouxe problemas para o setor, uma vez que o inventário na maioria dos casos era por amostragem. Logo, não era preciso”, destaca o executivo.

Fonte: Sispro Software Empresarial – 30/10/14