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7 dicas para tornar o atendimento espetacular e aumentar as vendas

Atualmente não há quem discorde de que o atendimento diferenciado é fundamental na conquista pela “preferência” do cliente.

Isso mesmo, “preferência”, porque hoje o nosso cliente tem tantas ofertas e opções, que ele não mais oferece a sua fidelidade para quem lhe entrega um cartão que após “x” compras é convertido em alguma bonificação. O cliente do século XXI é muito mais exigente, ele quer mais e é muito mais criterioso ao fazer a sua escolha. É por isso que a empresa que alcançar um atendimento excepcional sairá na frente e com mais vantagens nessa disputa.

Pense na última vez que você foi ao shopping. Se já faz tanto tempo assim, proponho a você um exercício: vá ao shopping e visite o maior número de lojas possíveis, anotando ao sair de cada uma delas a sua percepão quanto a abordagem dos vendedores.
Você verá que em muitas lojas são cometidos erros imperdoáveis.

E o pior é pensar que no final do mês os gerentes destas mesmas lojas estarão tentando explicar aos proprietários o motivo pelo não atingimento das metas. E é claro que a “principal” culpada será a economia. Realmente estamos num momento econômico muito difícil, mas não seria esse mais um motivo para aprimorarmos o atendimento das equipes de vendas? Afinal, cada cliente que entra na loja pode ser decisivo para os resultados da empresa.

Não é possível adiar. O mercado está cada vez mais competitivo. O que você lança de novidade hoje, facilmente pode ser copiado ou superado pelo concorrente amanhã. Ter um atendimento diferenciado é o que irá fazer as empresas conquistarem mais clientes e alcançarem melhores resultado em vendas.

O cliente quer produtos de qualidade, mas quer também um atendimento personalizado. Leia as dicas abaixo e avalie como está o atendimento da sua empresa. Se conseguir colocá-las em prática com sua equipe, você conquistará não só uma grande quantidade de clientes, mas sim uma legião de fãs para a sua marca.

1) Ultrapasse os limites da satisfação pessoal do comprador

Um bom produto e um bom preço atraem a atenção de um cliente, mas não são garantias de vendas. Isso a concorrência também pode oferecer. Promova o “jeito Disney de encantar os clientes” e desperte o “uau!” após cada experiência de compra em sua empresa. Esse é um diferencial que o concorrente terá mais dificuldade em “copiar”.

2) Crie um vínculo afetivo com o cliente

Relacione-se constantemente com a sua carteira de clientes. Evite lembrar do seu cliente apenas para completar as metas do final do mês. Entre em contato em datas comemorativas, envie mensagens parabenizando pelo aniversário e newsletters informativas sobre lançamentos. Se você lembrar sempre do seu cliente, também será sempre lembrado por ele.

3) Treine a equipe de vendas para não vender

O cliente atual não quer ninguém lhe vendendo nada, mas quer alguém que lhe ajude a comprar.Treine a sua equipe para fazer uma venda consultiva, orientando o cliente a fazer a melhor escolha e não empurrando o que está encalhado na loja. Um bom vendedor ouve mais do que fala e quando fala, sempre tem uma boa solução a oferecer. E é esse o segredo do sucesso em vendas.

4) Escolha um nicho

Ter o seu público alvo bem definido é fundamental para que você escolha as estratégias corretas de abordagem e conquiste esse público. Quando você “atira para todo lado”‘, perde a oportunidade de conhecer e se comunicar corretamente com o público para quem o seu produto foi pensado. E isso com certeza vai resultar em falhas no seu atendimento.

5) Aplique a regra da Pirâmide Invertida para o treinamento da sua equipe

O cliente está no topo e é o ponto mais importante. Embaixo estão atendentes, vendedores, gerentes e gestores, todos formando o pilar para oferecer o melhor aos clientes.

6) Clientes fiéis merecem tratamento diferenciado

Você aplicou todas as regras e conquistou a preferência do cliente, que já virou fã e que acompanha sua marca há algum tempo. E aí? O que você tem feito para que ele se sinta exclusivo e não se deixe seduzir pela oferta (constante) da concorrência? Lembre-se que “uma venda começa quando termina”. Devemos finalizar uma venda deixando em aberto a possibilidade de uma nova venda. Esse ciclo não deve parar.

7) Monitore resultados

A sua equipe está focada em resultados? Todos já incorporaram a importância do “uau!” em cada experiênciade de venda? Apenas indicadores poderão lhe mostrar se as mudanças estão satisfatórias e apontar o que você precisa fazer para melhorar. Crie uma equipe com foco na excelência e veja, através de indicadores, que os seus resultados irão melhorar.

Aplicando todas essas técnicas tenho certeza que, sempre que entrar em uma loja, você conseguirá avaliar, pelo atendimento, se está diante de um forte concorrente ou não.

Como já dizia Walt Disney “Neste nosso negócio tão volátil não podemos nos dar ao luxo de descansar sobre os louros das nossas vitórias… as épocas e condições mudam com tanta rapidez que devemos manter nossa mira constantemente focada no futuro”. Walt Disney e faleceu em 1966 e já sabia da importância de acumular vitórias diárias na consquista do cliente.

Treine sua equipe para encantar os clientes. Assim, você terá melhores resultados nas vendas e uma legião de fãs lhe ajudando a divulgar positivamente a sua marca.

Por: Kelly Metzker
Fonte: administradores.com.brBlog SISPRO Assine Varejo