Ciência de dados: conceito e as tendências para as empresas
20422
post-template-default,single,single-post,postid-20422,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Ciência de dados: conceito e as tendências para as empresas

o que é ciência de dados

Cada vez mais as informações que cercam as empresas são fundamentais para a elaboração e execução de novas estratégias. Podemos enxergar tal necessidade na criação de práticas e métodos específicos para análise das informações, como a ciência de dados.

Embora se caracterize como um conceito novo e futurístico para muitos, essa específica ciência já existe há algum tempo. Sua relevância aumenta ao passo que, realizar a análise dos dados do empreendimento se torna um diferencial no mercado.

Acompanhe e descubra como a ciência de dados será parte intrínseca ao crescimento das empresas num futuro próximo. Entenda como o Big Data está intimamente relacionado à aplicação das diretrizes de Data Science!

Ciência de dados: qual a sua definição e relação com o Big Data?

Indo direto ao ponto, a ciência de dados é o apanhado de práticas, métodos e sistemas com base científica. Aplicados em conjunto têm a finalidade de buscar maior conhecimento e insights acerca das informações e dados, estruturados ou não.

Relacionar a Data Science apenas à tecnologia da informação pode não ser apurado, uma vez que é parte constante de outras áreas como: ciência da informação; análise de estatísticas; matemática.

Sua relação com o Big Data é mais próxima do que os profissionais e empreendedores acreditam. Afinal, executar a ciência de dados é o mesmo que analisar profundamente o Big Data.

Por meio de métodos cada vez mais avançados as empresas conseguem tratar massivos volumes de dados com maior facilidade e agilidade. Seja um dado pessoal, informação das redes sociais ou análise de Databases (Banco de dados), a ciência de dados é capaz de criar uma imagem certeira sobre o comportamento e potencial variação desse conjunto de dados.

Por que a Data Science é tão importante para as empresas

Até há pouco tempo a análise de dados poderia ser denominada como superficial, pois a tecnologia segurava suas rédeas. Contudo, o avanço tecnológico atual abriu mão das mesmas rédeas e a análise de dados se tornou uma ciência completa.

Se antes as empresas obtinham pequenas frações e apenas breves leituras das informações sobre os processos, hoje isso mudou. Prova disso é justamente a Data Science que proporcionou uma visão inteiramente nova, aprofundada e reveladora acerca das informações.

Desse modo, a importância dessa ciência à empresa é imensurável, pois viabiliza um novo universo de interpretação e tomada de decisão. Se antes o gestor tinha um breve vislumbre da tomada de decisão ideal, hoje ele tem certeza.

Com relatórios preditivos e dados traduzidos é possível compreender qual será o comportamento dos resultados. Além de reduzir drasticamente processos falhos a ciência de dados garante maior assertividade, resultados mensuráveis e crescimento empresarial assistido.

Não confunda Data Science com análises estatísticas

É importante salientar nessa altura do conteúdo que a ciência de dados é totalmente dessemelhante à análise estatística. É também distinta da ciência da computação em si, pois os procedimentos aplicados às informações, seja na coleta ou no tratamento dos dados, são diferenciados pela sua origem tecnológica.

Esse contexto é reforçado pela presença do Big Data, uma vez que relacionado às massivas cargas de dados. Isso porque, os profissionais capacitados em análise estatística não contam com os princípios da Data Science e, portanto, não conseguem ser contundentes ao ponderarem uma análise esquadrinhada.

Em resumo, o universo tecnológico atual demanda conhecimento novo e processos ainda mais atuais. Oferecer simples interpretações de dados e números já não é suficiente.

Logo, a ciência de dados é mais do que exigida, ela é crucial para fomentar maior conhecimento e determinar um percurso mais condizente com as necessidades e objetivos da empresa!