Sobre o CIAP e Bloco G do Sped Fiscal | SISPRO
1167
post-template-default,single,single-post,postid-1167,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Sobre o CIAP e Bloco G do Sped Fiscal

Dentro do universo de nossos clientes, as empresas de médio a grande porte estão se movimentando no sentido de apurar as informações que precisam ser complementadas para o legado. Embora já emitam o livro CIAP através do sistema SISPRO, algumas informações, tais como a linha da NF e o produto, precisam ser complementados. Também há a necessidade de segregar as parcelas de ICMS e revisar o cadastro de fornecedores.

Este é um trabalho que leva tempo, pois envolve grandes volumes. Existem casos de 30.000 créditos para revisar. Ou seja, na prática ainda não temos um Bloco G gerado no “mundo real”. Várias empresas estão contratando mão-de-obra especificamente para efetuar este levantamento.
Devemos lembrar que além do levantamento das informações do legado, as empresas precisam adequar seus processos e sistemas que serão integrados para registrar as novas movimentações no legado e os novos créditos.

Neste cenário, também podemos deduzir que os custo de implementação dos novos controles exigidos para o CIAP são relevantes e vão afetar o orçamento das empresas. No caso de empresas de pequeno e médio porte este impacto é importante e deve ser considerado.

Postado por Marli Ruaro – Analista de Sistemas da SISPRO

Blog SISPRO Assine SPED