Pouco mais de um mês para entrega da ECF | SISPRO
1430
post-template-default,single,single-post,postid-1430,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Pouco mais de um mês para entrega da ECF

Pouco mais de um mês para entrega da ECF

Resta pouco mais de um mês para entrega da ECF!

Em 29/07/2016 finda o prazo para entrega da ECF de 2016.

Este é o segundo ano de entrega da ECF para a maioria das empresas. Entre as empresas que vão entregar pela primeira vez estão as imunes e isentas, cuja obrigatoriedade de entrega inicia a partir de 2015.

No primeiro ano de entrega da ECF, algumas empresas enfrentaram diversas dificuldades para gerar o arquivo de remessa da ECF ao SPED. Estas mesmas dificuldades se repetiram neste segundo ano de entrega da ECF.

Uma das dificuldades é a solução montada para atender o ECF. Não são raras às vezes em que o sistema fiscal gerador da ECF não é aderente ao sistema de ERP da empresa ou não tem flexibilidade para importar informações complementares para sanar a falta de dados, o que leva a necessidade de lançar manualmente os dados diretamente no programa validador da Receita Federal e demanda tempo.

Outra dificuldade diz respeito a ECD entregue pela empresa, a qual é o alicerce para a ECF. Muitas vezes a ECD não gera as informações de forma que atenda tanto aos requisitos da ECD quanto da ECF. É o caso das empresas que não informam o plano referencial na ECD por não ser obrigatório e que depois terão mais trabalho para informá-lo na ECF onde este é obrigatório.

E o histórico problema dos encerramentos trimestrais para apuração do imposto de renda e CSLL trimestral? Muitas empresas não geram a apuração trimestral e acabam por ter de analisar as advertências que surgem por este fato e muitas vezes corrigir erros que só então são identificados.

Este momento, da entrega da ECF, cria oportunidade para que as empresas incorporem aos seus processos e soluções de Gestão Fiscal e ERP procedimentos que deem mais aderência aos registros contábeis às exigências da ECF e gerem maior tranquilidade na apresentação da mesma ao fisco ano que vem.

Fonte: Sispro Software EmpresarialBlog SISPRO Assine SPED