NF-e: cancelamento extemporâneo em Minas Gerais | SISPRO
1810
post-template-default,single,single-post,postid-1810,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

NF-e: cancelamento extemporâneo em Minas Gerais

A Portaria SAIF nº 11, publicada hoje no Diário Oficial de Minas Gerais, determina os procedimentos para cancelamento extemporâneo de uma NF-e. Esta Portaria complementa o Decreto Estadual Decreto nº 46.261, publicado no final de junho e que tornou a legislação mineira mais severa no que diz respeito ao cancelamento de NF-e.

Para cancelar uma NF-e entre 24 horas e até 168 horas após a Autorização de Uso o emitente deverá utilizar o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE), disponível na página da SEFAZ, e solicitar o cancelamento extemporâneo.

O cancelamento da NF-e antes de decorridas 24 horas da concessão da Autorização de Uso poderá ser solicitado pelo emitente da NF-e normalmente, desde que não tenha havido a circulação da mercadoria ou a prestação de serviço.

Após o prazo de 168 horas contado a partir da concessão da Autorização de Uso da NF-e para a qual não ocorreu a operação ou prestação, o emitente de pagar uma multa de 20% do valor da operação ou da prestação ao Fisco.

Por Marli Ruaro – Analista de Sistemas da Sispro

04/07/2013 – Fonte: Sispro Software EmpresarialBlog SISPRO Assine SPED