Sispro 47 anos: uma trajetória de sucesso | SISPRO
20639
post-template-default,single,single-post,postid-20639,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Sispro 47 anos: uma trajetória de sucesso

A trajetória da SISPRO começou em 1972, a partir de uma ideia inovadora, de alguém que já enxergava o futuro, enquanto construía o presente: seu fundador Clóvis Batistella. 

5

No início, era especializada na prestação de serviços de informatização nas áreas de contabilidade, folha de pagamento, finanças e controle patrimonial, tudo feito com os recursos  tecnológicos da época, como por exemplo: todo o seu parque de produção era baseado em mainframes com 600 Mb de HD.

Em 1975 com o intuito de ter uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais, a SISPRO passou a utilizar o COBOL

Com o passar do tempo, cada vez mais foi sendo aprimorado seu ideal de desenvolver sistemas e serviços de informática para potencializar e otimizar a gestão empresarial, focando principalmente em simplificar a vida das pessoas.

Ainda na década de 70, a SISPRO inovou o mercado tecnológico nacional, passando a atuar, além de prestação de serviços de processamento de dados, como software house especializada em gestão com o desenvolvimento e comercialização de sistemas. 

3

Em 1985 é lançada a SISPRO Educacional, empresa voltada para formação de profissionais na área de informática. Inovou, também, lançando em 1986, uma família de sistemas totalmente online. Mais uma vez superou as expectativas da época e garantiu o sucesso para os seus clientes.

No começo dos anos 90 a globalização aproxima as pessoas através da tecnologia e é neste cenário que a SISPRO migra dos mainframes para os minicomputadores, aplicando a técnica Downzising. O objetivo era simples: eliminar processos desnecessários que engessavam a gestão e atrapalhavam a tomada de decisões. Em 1991 iniciou a pesquisa sobre o uso de VB (Visual Basic).

Em 1992 com a migração para ambientes UNIX e DOS/Windows, o foco era criar uma organização mais eficiente e dinâmica, promovendo uma melhoria, tanto interna como externamente. Em 1994 começou o desenvolvimento de sistemas para desktop em VB 3.0, onde a SISPRO Educacional também se especializou em treinamento nessa nova linguagem.

Em 1995, a SISPRO apostou na formação profissional de mais de 3 mil alunos com atuação E-Learning em Canoas e Caxias. Em 1997, foi lançada a primeira versão em VB de um sistema inteiramente voltado para ações e estratégias dentro de empresas, a Gestão Empresarial SISPRO. 

No final da década de 90, sempre à frente nas ideias, a SISPRO inicia a prestação de serviços na modalidade ASP e Terceirização (semelhante ao que se conhece nos dias de hoje por serviços em nuvem – Cloud).  

A partir de 2007, por ocasião do projeto SPED, a SISPRO lança a primeira versão da sua Solução FISCAL, que atendeu integralmente as exigências do fisco. Na verdade, tratar a legislação fiscal  foi tarefa fácil para a SISPRO, pois o seu viés no atendimento a questões legais sempre foi um diferencial SISPRO, considerando que em toda a sua trajetória, destacou-se no entendimento e aplicação da legislação, em especial, os planos econômicos que surgiram nas décadas de 70, 80 e 90. 

Em 2011 a estrutura organizacional ganha uma modernização produzindo impactos significativos na gestão SISPRO. No mesmo ano é desenvolvido o framework em Visual Studio. Também é lançado o SPEDBLOG, o portal Fiscal SISPRO que reúne noticias sobre contabilidade, economia e politica nacional. O engajamento dos colaboradores é reconhecido com o 3º lugar no TOPBLOG, premiação que elege os melhores blogs do Brasil. 

A evolução se mostra constante e incansável, e, em 2013, observando as mudanças no mercado, a marca se reposiciona como player de ERP.

Em 2014 é lançado o SISPRO ERP, na modalidade SaaS (Software as a Service). A empresa passa, então, a ofertar aos seus clientes uma gestão completa, totalmente integrada e eficiente.

Em 2015, a SISPRO chega com tudo na era digital: utilizando a plataforma OutSystems com tecnologia low-code (que permite a criação de sistemas e aplicativos com baixa programação e uso de componentes pré-codificados) desenvolveu um ERP totalmente Cloud, robusto e moderno que cumpre com todas as exigências de gestão e operação do cliente. Em 2016 iniciou o rollout dos sistemas dos clientes para a nova versão.

Chegado 2018, a SISPRO entra em uma nova era, na qual processos de inovação e tecnologia formam um pilar para uma gestão interna totalmente focada no que há de novo no mercado e no futuro do trabalho. Nesse sentido, uma forte parceria se forma entre a Universidade La Salle e a SISPRO que, além de aproximar cada vez mais os jovens do mercado de trabalho, tem como objetivo principal acelerar o processo de inovação de forma colaborativa.  

turma

Já imerso nessa nova era, surgiu o núcleo de inovação da SISPRO, o SIS.HUB com o propósito de conectar e acelerar ideias em prol da inovação na SISPRO. A área foi projetada para ser um ambiente transformador, onde qualquer colaborador é bem-vindo e tem oportunidade de ter experiências com novos projetos. Um dos resultados desta nova experiência é o IdeaBox, produto de grande aceitação e geração de engajamento, uma plataforma de gestão de ideias, baseada em gamification, que busca acelerar o processo de inovação, de forma colaborativa, a partir de resolução de desafios.

Em 2019, além de diversos APPs que foram incorporados ao ERP e que permitem acesso mobile às principais funções e indicadores do sistema, foi lançado, também, a solução SISPRO TAX, com o objetivo de facilitar a gestão e o planejamento tributário das empresas. A SISPRO inova, também, com o Portal SeuRH, totalmente cloud e mobile, que conecta colaboradores e o RH fomentando a descentralização das rotinas da área, e flexibilizando totalmente a relação colaborador/RH.

tel

2020 está logo aí, prepare-se para vivenciar uma experiência com todas as novidades que estão sendo preparadas para os produtos, afinal, a SISPRO continua trabalhando com o objetivo principal de simplificar a vida das pessoas. 

Confira a matéria no Baguete aqui.