O que é compliance e qual sua importância no RH?
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O que é compliance e qual sua importância no RH?

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O termo Compliance significa agir conforme uma regra interna da empresa, levando em consideração a lei, ou seja, elementos externos. Em outras palavras, compliance significa agir corretamente, respeitosamente e com ética, atendendo às expectativas de normativos internos e órgãos reguladores.

O compliance, também conhecido com “ética corporativa”, se fortificou após as leis anti-corrupção. As empresas passaram a entender que não deveriam participar de qualquer prática ilícita, bem como fraudes e desvios.

Estar em compliance garante às empresas uma segurança quanto às informações e ao funcionamento do negócio. Além disso, ter boas práticas gera mais credibilidade para a empresa, algo que pode fazê-la ser mais reconhecida no mercado.

 

Impacto do Compliance no RH

As preocupações éticas das empresas que adotam uma conduta pautada no Compliance também geram impactos no setor de RH (Recursos Humanos). Afinal, há muita responsabilidade ética no setor que administra as contratações, demissões, promoções e gerência de colaboradores e condutas internas.

O Compliance deve estar presente desde a contratação. Admitir profissionais íntegros deve ser o primeiro passo para o setor de RH. Caráter não pode ser treinado pelos superiores, por isso a importância de ter profissionais éticos.

Outro ponto fundamental para o RH no Compliance é a valorização de atitudes éticas. Esse feedback pode ser importante para o colaborador e para os envolvidos. Ao perceberem que as boas condutas são reconhecidas, e até premiadas, haverá sempre a preocupação em repeti-las, gerando uma cadeia de ações positivas. É o chamado reforço positivo.

Além disso, o RH também é o principal responsável por apuração de denúncias internas. Neste caso, o compliance se torna a estratégia mais coerente para agir com justiça sobre as irregularidades.

Esta é uma prática comum em diversas empresas, onde a demanda de denúncias não é vista como algo negativo.

Executivos de companhias como a Suzano Papel e Celulose acreditam que ter muitas denúncias revela o quanto os colaboradores estão comprometidos com o compliance, e quanto eles confiam na empresa. A empresa age conforme esses valores ao apurar cada um dos casos, dando respostas claras aos colaboradores.

 

O endomarketing no fortalecimento do compliance

Atualmente, uma das atividades que vem sendo cada vez mais desempenhada pelos colaboradores do setor de RH é o endomarketing. Essa estratégia tem como objetivo principal tornar o ambiente de trabalho mais amigável, gerando mais felicidade e cumplicidade entre os colaboradores, com o intuito de aumentar a produtividade das equipes.

Por outro lado, é o endomarketing o principal responsável pela comunicação interna entre cargos hierarquicamente diferentes. Dessa maneira, o endomarketing se torna ferramenta fundamental para o compliance.

O endomarketing deverá exercer uma comunicação eficiente, transmitindo os principais valores da organização para os colaboradores. Por meio de comunicados, avisos internos, diálogos pessoais e até palestras, é fundamental que a missão da empresa e as regras de Compliance sejam divulgadas de maneira clara e objetiva.

O reconhecimento de boas condutas também faz parte da função dos colaboradores de endomarketing. Atuar com estratégias de premiações e valorização de atitudes éticas é um exercício que irá gerar um ciclo interno de Compliance entre colaboradores.

 

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