Folha de Pagamento | SISPRO
1222
post-template-default,single,single-post,postid-1222,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Folha de Pagamento

A folha de pagamento é um documento que contem a lista de remuneração mensal de uma determinada empresa ou instituição, seja ela pública ou privada. Veja como fazer uma folha de pagamento de modo eficaz.

Na folha de pagamento, não apenas a remuneração mensal de cada funcionário é informado, também conta com dados referentes ao nome dos funcionários, informando qual o cargo do mesmo, pode constar também a respeito da divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência, como, por exemplo, os segurados empregados, os trabalhadores avulsos ou contribuintes individuais, o nome das funcionarias da empresa ou instituição que estão em gozo de salario maternidade, os descontos legais que constam na Constituição, a quantidade de quotas de salário família de cada um dos empregados ou então dos trabalhadores avulsos, e informações a respeito das partes integrantes e não integrantes da remuneração.

Geralmente o departamento pessoal de cada empresa ou instituição, é responsável pelo processo de execução da folha de pagamento, que nada mais é do que a transformação de todas as informações referente ao funcionário em informações para fins contábeis, operacionais e fiscais. Esses tipos de informações que são necessárias para a execução da folha de pagamento do funcionário, são as ocorrências mensais do mesmo, e são informações que descrevem os fatos que envolveram a relação do trabalho do funcionário da empresa ou instituição, de uma forma simples e transparente, onde são transformados em valores numéricos através de códigos, referências, percentagens, valores que formarão a folha de pagamento.

Do ponto de vista contábil, a folha de pagamento tem um papel muito importante porque nela constam os gastos efetuados pela empresa ou instituição referentes aos salários e encargos sociais e isso afeta de forma direta o lucro das mesmas. Já do ponto de vista ético, o processo de execução da folha de pagamento é fundamental porque isso evita que erros e irregularidades sejam cometidos que podem afetar diretamente a produção da empresa. Geralmente as empresas realizam a execução da folha de pagamento, em intervalos regulares durante o mês, pois pelo fato de afetar diretamente o seu faturamento, isso evita com que haja irregularidades em sua renda. Sempre que uma empresa ou instituição realiza um pagamento aos seus funcionários, os mesmos recebem um documento chamado holerite. Neste documento são lançadas todas as informações referentes aos vencimentos e descontos de cada funcionário, como, por exemplo, as contribuições previdenciárias, seguros, dentre outros tipos de lançamentos.Blog SISPRO Assine Recursos Humanos