Diferença entre DP e RH: entenda os conceitos e responsabilidades
22746
post-template-default,single,single-post,postid-22746,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Você sabe a diferença entre DP e RH?

Qual a diferença entre DP e RH

No decurso dos últimos anos, os alicerces corporativos têm sido remodelados de acordo com as necessidades da empresa e, sobretudo, com as exigências do mercado, por isso, a diferença entre DP e RH reflete em ações mais direcionadas e focadas em processos que ofereçam mais resultados.

Ainda hoje, é frequente nos depararmos com pessoas que fazem parte de organizações de diferentes portes, simplesmente não conseguirem diferenciar as responsabilidades do Departamento Pessoal (DP) e do Recursos Humanos (RH).

Portanto, a intenção agora é desmistificar. Apesar de atuar em harmonia e apresentar grande semelhança, há diferenças que os tornam únicos na estratégia empresarial e no sucesso do negócio. Continue a leitura para saber mais!

Qual a diferença entre DP e RH na prática?

Seja pela falta de atualizar os conceitos modernos na empresa ou pouco contato com as atividades de cada departamento, é fundamental distinguir cada dever. Mas não somente para que os envolvidos diferenciem, mas sobretudo para promover o fluxo de trabalho.

Podemos adiantar que o RH (Recursos Humanos) é o setor que desenvolve e põe em prática ações estratégicas, que estimulam e fidelizam a força de trabalho. Dessa forma, se torna mais simples seguir direcionamentos gerenciais, a fim de alicerçar os objetivos da organização.

Já o DP (Departamento Pessoal) é responsabilizado pelo monitoramento e execução de questões mais burocráticas e legais relacionadas aos colaboradores. Por sua vez, a empresa passa a reduzir os problemas com ações trabalhistas, fomentando mais resguardo jurídico.

Contudo, isso é apenas uma fração da forma como as estruturas organizacionais se diferenciam, vamos nos aprofundar um pouco?

O que compete apenas ao RH?

Já que o RH é o setor responsável por enriquecer e valorizar os indivíduos, claro, além de ser um dos eixos estratégicos do negócio, vamos listar suas competências:

1.     É responsável pelo processo de seleção e recrutamento, sempre visando os perfis adequados de profissionais à empresa;

2.     Realizar constantes análises de desempenho profissional;

3.     Imputar valiosos treinamentos para fortalecer o amadurecimento dos colaboradores;

4.     Criar engenhosos planos de carreira;

5.     Trabalhar e alicerçar a comunicação interna;

6.     Promover uma cultura organizacional de qualidade, por meio de ações de engajamento e produtividade.

Portanto, aqui já vemos sua finalidade estratégica no que tange o alinhamento de técnicas e métodos na melhoria contínua do capital humano da organização. Afinal, somente assim é viável atingir resultados, não é mesmo?

O que compete apenas ao DP?

Muitos especialistas e profissionais associam o Departamento Pessoal como uma extensão do RH. Nesse cenário, o RH seria a estrutura macro, enquanto o DP, a planificação estratégica e treinamento, seriam estruturas micros.

Entretanto, mesmo que assumindo uma parcela menor, não significa menos importância. Isso porque você verá como o Departamento Pessoal tem grande impacto na gestão de pessoas como um todo, visto que é imbuída de obrigações estritamente burocráticas, veja quais são:

1.     Lida com todo o processo de admissão e demissão, gerando grandes tarefas, pois é um processo complexo e vital para as empresas;

2.     Trabalha também com o controle assertivo de frequência dos colaboradores;

3.     Realiza a apuração de ponto;

4.     Gerencia e monitora os incentivos oferecidos pela organização, com o intuito de assegurar que cada colaborador receba sua parte;

5.     Responsável pelas questões geradas por férias;

6.     Administra a folha de pagamento, impostos e encargos.

Consegue perceber como o Departamento Pessoal é indispensável para girar a máquina empresarial? Ambos os departamentos devem atuar em conjunto, se complementando e fomentando melhores processos.

2 pontos que mostram a diferença entre DP e RH

1 – Amplia a relação com profissionais

O setor de recursos humanos é a ponte que liga os objetivos da empresa com as qualidades profissionais de cada funcionário, desde que assegure suas necessidades. 

Isso garante que ambos batam as suas metas, ou seja, a empresa atinge seus ideais, enquanto o profissional desempenha suas funções com engajamento, motivação e produtividade.

Nesse meio tempo o DP atua em forma de garantir vantagem, incentivo e benefício aos profissionais. O resultado é a complementação da satisfação, para que haja mais foco na execução das tarefas.

2 – Viabiliza segurança aos processos

Quando falamos em segurança nos referimos ao planejamento do plano de carreira, no qual o RH valoriza os objetivos dos profissionais. Nada melhor para impulsionar resultados do que liberar uma “estrada” para que o colaborador cresça na organização.

Quanto ao DP, a segurança se dá na escolha dos principais sistemas, softwares, equipamentos e ferramentas tecnológicas. É fundamental ter processos bem sólidos para que tudo seja registrado, acertado e suprido. Então, um software bem preparado traz resultados ainda mais promissores.

Sendo assim, a diferença entre DP e RH está em nos detalhes, pois ambos são fundamentais para o sucesso empresarial. Pode apostar, a empresa que atinge o crescimento e sustentação no mercado, dispõe de departamentos concisos e bem estruturados.

Se ficou com dúvidas ou falta apenas a escolha da tecnologia para acompanhar seu crescimento, saiba que a SISPRO oferece o suporte para sua gestão de pessoas prosperar. Venha falar conosco, te esperamos!

Você também pode gostar destes conteúdos: