DP e RH: entenda a diferença entre esses dois setores
22746
post-template-default,single,single-post,postid-22746,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Qual a diferença entre DP e RH e por que usar um sistema descentralizador

DP-e-RH

Nos últimos anos, os alicerces corporativos têm sido remodelados de acordo com as necessidades da empresa e, sobretudo, com as exigências do mercado, por isso, a diferença entre DP e RH reflete em ações mais direcionadas e focadas em processos que ofereçam mais resultados.

Ainda hoje, é frequente nos depararmos com pessoas que fazem parte de organizações de diferentes portes, simplesmente não conseguirem diferenciar as responsabilidades do Departamento Pessoal (DP) e do Recursos Humanos (RH).

Portanto, a intenção agora é desmistificar. Apesar de atuar em harmonia e apresentar grande semelhança, há diferenças que tornam esses setores únicos na estratégia empresarial e no sucesso do negócio. Continue a leitura para saber mais!

 

 

Sobre DP e quais são as principais atividades do setor

O Departamento Pessoal é a área responsável pelos processos administrativo-burocráticos que envolvem a gestão de todos os colaboradores de uma organização. É um setor muito importante para que se garanta que as empresas estão de acordo e cumprindo todas as normas e leis referentes ao mercado de trabalho, evitando assim, multas e processos trabalhistas. 

A estrutura mais comum da área de DP é dividida em três partes: setor de admissão, setor de compensação e setor de demissão. A nomenclatura das três partes fala por si só, a primeira parte cuida de todo o processo da fase de integração do profissional, exames, documentação, etc. 

A segunda parte é responsável por gerenciar a jornada de trabalho, o pagamento de salários e benefícios etc. A terceira parte é responsável por todo o processo de desligamento dos funcionários. 

Muitos especialistas e profissionais associam o Departamento Pessoal (DP) com uma extensão da área de RH. Nesse contexto, a área de Recursos Humanos seria a estrutura macro e, a área de DP e outras funções mais estratégicas seriam estruturas micros. 

Mesmo assumindo uma parcela menor de toda uma estrutura, não significa que o DP significa menos. O Departamento Pessoal impacta na gestão de pessoas como um todo, as obrigações mais burocráticas ficam na responsabilidade da área

O DP é uma área muito importante para as organizações, justamente para que funcione toda a estrutura do negócio, mas também é imprescindível que DP e RH caminhem juntos, se complementam, fomentando ainda mais os processos. 

Confira abaixo as atividades que competem apenas ao setor de DP:

1.     Lida com todo o processo de admissão e demissão, gerando grandes tarefas, pois é um processo complexo e vital para as empresas;

2.     Trabalha também com o controle assertivo de frequência dos colaboradores;

3.     Realiza a apuração de ponto;

4.     Gerencia e monitora os incentivos oferecidos pela organização, com o intuito de assegurar que cada colaborador receba sua parte;

5.     Responsável pelas questões geradas por férias;

6.     Administra a folha de pagamento, impostos e encargos.

 

 

Sobre RH e quais são as principais atividades do setor

O setor de RH lida mais diretamente com a gestão do capital humano de uma organização. Todas as atividades relacionadas aos processos de recrutamento e seleção, elaboração e divulgação de vagas, triagem de currículos e entrevistas com os candidatos, são de responsabilidade dessa área.

Mas diferente da área de DP, a área de Recursos Humanos tem um papel estratégico dentro das empresas. E por que estratégico? Porque é uma área fundamental para a retenção de grandes talentos, atuando sempre na gestão do clima organizacional e no planejamento de todas as remunerações dos colaboradores. 

Resumidamente, o RH é o setor responsável por tornar e manter o ambiente agradável, entre empresas e colaboradores, sendo responsável também por promover o desenvolvimento profissional das pessoas, por meio de palestras, treinamentos, cursos profissionalizantes etc. 

Saiba abaixo quais são as principais competências do setor de RH: 

1.     É responsável pelo processo de seleção e recrutamento, sempre visando os perfis adequados de profissionais à empresa;

2.     Realizar constantes análises de desempenho profissional;

3.     Imputar valiosos treinamentos para fortalecer o amadurecimento dos colaboradores;

4.     Criar engenhosos planos de carreira;

5.     Trabalhar e alicerçar a comunicação interna;

6.     Promover uma cultura organizacional de qualidade, por meio de ações de engajamento e produtividade.

Portanto, aqui já vemos sua finalidade estratégica no que tange o alinhamento de técnicas e métodos na melhoria contínua do capital humano da organização. Afinal, somente assim é viável atingir resultados, não é mesmo?

 

 

Qual a diferença entre DP e RH na prática?

Seja pela falta de atualizar os conceitos modernos na empresa ou pelo pouco contato com as atividades de cada departamento, é fundamental distinguir cada dever. Mas não somente para que os envolvidos diferenciem, mas sobretudo para promover o fluxo de trabalho.

Podemos adiantar que o RH (Recursos Humanos) é o setor que desenvolve e põe em prática ações estratégicas, que estimulam e fidelizam a força de trabalho. Dessa forma, se torna mais simples seguir direcionamentos gerenciais, a fim de alicerçar os objetivos da organização.

Já o DP (Departamento Pessoal) é responsabilizado pelo monitoramento e execução de questões burocráticas e legais relacionadas aos colaboradores. Por sua vez, a empresa passa a reduzir os problemas com ações trabalhistas, fomentando mais resguardo jurídico.

Resumidamente, o RH tem como foco principal de trabalho a gestão estratégica de pessoas, enquanto o DP, tem como principal foco os processos administrativos das organizações e que também envolve os colaboradores. 

Enquanto a área de RH faz o planejamento dos processos e promove as ações para o desenvolvimento das equipes, a área de DP cuida de cada uma das ações, desde a contratação de algum novo colaborador, para que tudo ocorra da melhor forma possível, com transparência e de acordo com as leis vigentes. 

Ou seja, o DP administra a parte mais burocrática dos processos e, auxilia o RH em suas ações, reduzindo assim os riscos legais que as empresas podem sofrer. 

Contudo, isso é apenas uma fração da forma como as estruturas organizacionais se diferenciam, vamos nos aprofundar um pouco?

 

 

Saiba mais 2 pontos que mostram a diferença entre DP e RH:

1 – Amplia a relação com profissionais

O setor de recursos humanos é a ponte que liga os objetivos da empresa com as qualidades profissionais de cada funcionário, desde que assegure suas necessidades. 

Isso garante que ambos batam as suas metas, ou seja, a empresa atinge seus ideais, enquanto o profissional desempenha suas funções com engajamento, motivação e produtividade.

Nesse meio tempo o DP atua em forma de garantir vantagem, incentivo e benefício aos profissionais. O resultado é a complementação da satisfação, para que haja mais foco na execução das tarefas.

 

 

2 – Viabiliza segurança aos processos

Quando falamos em segurança nos referimos ao planejamento do plano de carreira, no qual o RH valoriza os objetivos dos profissionais. Nada melhor para impulsionar resultados do que liberar uma “estrada” para que o colaborador cresça na organização.

Quanto ao DP, a segurança se dá na escolha dos principais sistemas, softwares, equipamentos e ferramentas tecnológicas. É fundamental ter processos bem sólidos para que tudo seja registrado, acertado e suprido. Então, um software bem preparado traz resultados ainda mais promissores.

Sendo assim, a diferença entre DP e RH está nos detalhes, pois ambos são fundamentais para o sucesso empresarial. Pode apostar que a empresa que atinge o crescimento e sustentação no mercado, dispõe de departamentos concisos e bem estruturados.

 

 

Qual a importância do DP e do RH para as empresas?

Com todas as transformações que a área de gestão de pessoas passou nos últimos tempos, o investimento realizado de forma estratégica e contínua se tornou necessário. Investimento esse que deve ser feito em seleção, qualidade de vida e no desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Unidos, DP e RH tem a responsabilidade de formar e, quando preciso, fazer manutenções nas equipes, para que elas sejam bem-estruturadas, produtivas e, consequentemente, que cumpram a missão da empresa. 

Já existe um número evidente de empresas que investem e focam na satisfação e desenvolvimento profissional dos colaboradores, como: bons salários, melhores condições de trabalho, benefícios e possibilidades de crescimento sólidos. E essas empresas acabam se sobressaindo no mercado de trabalho. 

Porém, essa realidade só existe em empresas que possuem uma área de RH bem estruturada e direcionada para criar essas melhores condições de trabalho para seus colaboradores. Sendo assim, os colaboradores passam a trabalhar com propósito e não só para manter seus empregos. 

Já o departamento pessoal é imprescindível para que a área de RH possa concentrar suas forças unicamente no desenvolvimento estratégico de cada profissional, desta forma, todas as áreas passarão a atuar com harmonia, buscando o melhor a cada dia que passa. 

 

 

Como as duas áreas se interligam?

Em algum momento as duas áreas se encontram na gestão de pessoas, como nos processos de admissão de novos profissionais. Da mesma forma que o RH tem como responsabilidade recrutar, entrevistar e selecionar os melhores candidatos, o DP está responsável por solicitar todos os documentos necessários para que a pessoa possa exercer sua função. 

Mesmo com toda essa sinergia entre as áreas é primordial estabelecer os limites e as responsabilidades de cada um desses setores. Assim como é importante mapear os processos para uma perfeita integração e sincronia entre elas. As duas áreas podem confundir as suas responsabilidades, mas a verdade é que elas se interligam e uma não funciona sem a outra. 

 

 

Como fazer uma gestão descentralizada entre DP e RH?

Na verdade, um sistema descentralizador é a melhor opção para as organizações. Com uma tecnologia descentralizadora oferece um pouco mais de liberdade para os dois setores e assim, a gestão das áreas fica mais dinâmica e estratégica. Porém, mesmo sendo áreas descentralizadas, elas se complementam e podem funcionar muito bem juntas se houver uma boa estratégia de equipe.

Mas se você procura uma solução de RH descentralizadora, a SISPRO tem a solução! Conheça a nossa solução SISPRO Gestão de Pessoas! Esta é uma solução criada pela empresa e uma das mais completas do mercado de software empresarial. 

Com o SISPRO Gestão de Pessoas sua organização não precisará mais se preocupar com os processos burocráticos, toda tecnologia desenvolvida por nós faz o serviço e ainda oferece dados para embasar todas as decisões realizadas pelos gestores.

Se ficou com dúvidas ou falta apenas a escolha da tecnologia para acompanhar seu crescimento, saiba que a SISPRO oferece o suporte para sua gestão de pessoas prosperar. Venha falar conosco, te esperamos!

Você também pode gostar destes conteúdos: