Como a Transformação Digital Impacta as Pequenas e Médias Empresas?
15250
post-template-default,single,single-post,postid-15250,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como a Transformação Digital Impacta as Pequenas e Médias Empresas?

Ainda está aprendendo sobre esse novo mundo da transformação digital? Sem dúvidas, a tecnologia possibilitou grandes mudanças para as empresas e seus consumidores.

E de que forma é possível sentir esse impacto nas empresas? Desde o comportamento do cliente até a oferta dos produtos e serviços. O cotidiano dos negócios também tem sido repaginado ao longo dos últimos anos – e para melhor.

Você pequeno ou médio empresário precisa conhecer essa nova realidade e usá-la ao seu favor. O modelo tradicional de negócio já ficou para trás. A sua concorrência pode estar neste exato momento implementando mais ferramentas de sucesso. Saiba mais sobre o assunto agora.

Transformação Digital: Por Que Aderir?

Na verdade, é impossível remar contra a maré. O mercado caminha para a automação de processos, os clientes têm as ferramentas tecnológicas como artigos de uso prático diário. Simplificando: vivemos em uma sociedade que anseia pelo digital.

Mas não se assuste, caso tenha pouco conhecimento sobre tais ferramentas e demais recursos. É tempo de aprender e implementar para garantir mais lucros.

O consumidor deseja agilidade, praticidade e eficiência, e a cada ano se torna mais exigente. Isso graças às vantagens da digitalização. Cabe ao gestor estudar as mudanças necessárias.

O Que Ganham as Pequenas e Médias Empresas?

transformação digital

1 – Acessibilidade

Já se foi o tempo em que a tecnologia de ponta estava ao alcance apenas das grandes empresas. Atualmente, aquele que possui um pequeno comércio ou uma empresa de médio porte conseguem fazer uso das suas vantagens.

O resultado dessa transformação digital é permitir que você dispute de igual para igual com empresas maiores.

2 – Produtividade

Todo negócio que tem a ambição de crescer precisa ter estratégias para produzir mais. O seu desenvolvimento pode alavancar com o investimento nas ferramentas certas.

Um profissional responsável por tarefas manuais pode ser melhor aproveitado em outras áreas enquanto um sistema de gerenciamento realiza a sua tarefa.

Outra vantagem é que funcionário e software podem formar uma excelente dupla de trabalho. Você deve providenciar a capacitação da equipe para fazer o melhor uso possível dele.

Ganha-se tempo, e é feito um melhor aproveitamento da mão-de-obra da empresa.

3 – Comunicação

Um bom relacionamento entre empresa e consumidor faz toda a diferença. A internet e as mídias sociais foram o meio que revolucionou o formato de comunicação.

Os clientes são bem atendidos enquanto as empresas garantem maior fidelização para as próximas compras. Uma transformação digital que veio para facilitar a vida de empresários e consumidores.

Por esse motivo, podemos considerar que a tecnologia usada para estreitar esses laços foi uma ideia genial. E a gestão empresarial precisa estar atenta a esse tipo de oportunidade.

4 – Análise do Cliente

É fundamental conhecer os seus clientes para promover ações assertivas que retornem em vendas. E quais meios utiliza para esse fim?

Uma forma eficaz para descobrir o perfil do cliente é através dos sistemas de informação. Hoje são mais acessíveis para empresas de qualquer tamanho.

5 – Compartilhamento de Dados

Certamente você já ouviu falar em armazenamento na nuvem. Os dados do negócio podem ser acessados por qualquer pessoa da equipe autorizada. Essa medida otimiza o trabalho.

Um risco que se torna muito menor é o de perder informações preciosas sobre o seu negócio. A nuvem protege os dados. Esse é um dos grandes recursos oferecidos pela transformação digital.

Os dados compartilhados evitam erros em algum ponto dos processos. Cada funcionário envolvido com determinada atividade pode acessar as informações. O ruído na comunicação tende a diminuir drasticamente.

6 – Economia

Automatizar processos garante a economia de tempo, dinheiro e de recursos humanos.

Imagine que um software de gestão empresarial reúne a possibilidade de gerar planilhas, relatórios, fazer um rigoroso controle de estoque, armazenar documentos, notas fiscais e outros papéis. E esses são apenas alguns exemplos de uso.

Cálculos errados podem levar a empresa a um grande prejuízo financeiro. Os recursos de finanças e contabilidade têm como objetivo prevenir o problema.

Cansado de administrar o pagamento de horas extras? Ao fazer parte da transformação digital, verá que a tecnologia reduz o tempo entre uma tarefa e outra.

Assim, muito mais poderá ser feito em menor tempo e sem necessidade de horas adicionais.

Sistema de Gestão

O software de gestão empresarial é um forte exemplo de como a transformação digital veio para facilitar o dia a dia das empresas.

Você já conhece o SISPRO ERP Cloud? Ele foi desenvolvido com a máxima tecnologia para atender às necessidades das empresas, independentemente do porte.

Seu objetivo é crescer mais e obter sucesso no mercado? Então entre em contato conosco. Transformação digital é nossa especialidade.