Produtividade no trabalho: por que pessoas motivadas são mais eficientes? | SISPRO
8096
post-template-default,single,single-post,postid-8096,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Produtividade no trabalho: por que pessoas motivadas são mais eficientes?

Quem não gosta de acordar animado, ir trabalhar com toda a energia e se sentir valorizado naquilo que faz? É por isso que a motivação impacta na produtividade no trabalho: é ela que faz com que o funcionário dê tudo de si para atingir as metas que a empresa precisa e faça seu serviço com alegria e vivacidade.

Qual é o impacto da produtividade no trabalho?

Por mais que possa parecer bobagem, a motivação é uma tônica importante no mundo dos negócios. Funcionários motivados são 50% mais produtivos que os demais.

Como melhorar a motivação?

Não dá para negar que um funcionário motivado trabalha melhor. Porém, nem todo mundo sabe como incentivar os profissionais, especialmente porque cada um tem um desejo diferente para a carreira. No entanto, alguns erros podem ser evitados para tirar o máximo proveito de seus colaboradores.

1. Não estabelecer metas

Um dos critérios que fazem com que um funcionário se entregue mais ao trabalho é saber que faz parte de um todo que precisa trabalhar junto para obter uma vitória. Esse é o princípio dos objetivos em uma empresa: os líderes indicam o caminho que deve ser trilhado para o sucesso.

Porém, para esse processo dar certo, é necessário que as metas de todos os setores sejam claras e atingíveis, e devem estar ligadas ao resultado final. A necessidade de participação de cada um deles deve estar clara para que todos fiquem integrados e motivados.

2. Reter informações

Uma das coisas que atrapalha o desenvolvimento dos funcionários na empresa é uma comunicação ineficiente. Muitas vezes, o chefe descobre que houve alteração em um projeto e não repassa as mudanças ao subordinado, gerando retrabalhos e insatisfação. Para ter funcionários motivados é essencial que todos tenham acesso às informações necessárias para executar suas funções com perfeição.

Se necessário, envolva os trabalhadores no planejamento dos projetos, oferecendo a oportunidade de eles opinarem sobre a melhor forma de executar cada tarefa, por exemplo, sempre visando o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos.

3. Deixar bons funcionários irem embora

Ter uma boa produtividade exige, antes de tudo, uma boa equipe. São os melhores trabalhadores que fazem a empresa ter um resultado diferenciado e incentivam os demais a melhorarem. Quando essas pessoas não têm seu esforço reconhecido e recompensado, a motivação de todos os funcionários vai por água abaixo.

Por isso, não basta um gestor se esforçar para contratar as melhores pessoas. É preciso dar suporte para que ela consiga desenvolver seu trabalho, através de ferramentas e treinamento. Quando elas se destacam, feedbacks positivos e prêmios mostram aos demais funcionários que o bom trabalho será recompensado.

4. Interferir na vida pessoal dos funcionários

Muitos empregadores se esquecem que seus colaboradores têm uma vida fora de empresa, e exigem dedicação muito além das horas trabalhadas no escritório. Essa postura pode exaurir qualquer pessoa rapidamente, acabando com a motivação que elas têm para trabalhar.

Lembre-se de que seus funcionários têm família, amigos e precisam estar descansados para renderem ao máximo em um dia de trabalho. Quando eles estão satisfeitos com a vida pessoal, a produtividade e a satisfação aumentam, assim como a retenção de talentos.

5. Quebrar a confiança de seus funcionários

As pessoas que trabalham em uma empresa precisam confiar em seu líder para seguir o trabalho. Elas devem acreditar nas palavras para terem certeza de que estão sendo orientadas na direção certa para fazer um bom trabalho. Por isso, nunca quebre essa confiança.

pode ser feito mantendo sua palavra quando prometer uma promoção, pagando suas obrigações nas datas corretas e nunca fugindo de prestar esclarecimentos sobre o trabalho. Saiba comprometer-se apenas com o que é capaz de cumprir e não terá problemas com a produtividade no trabalho.

Quer saber mais dicas de gestão de funcionários e como melhorar a produtividade no trabalho? Assine nossa newsletter!

Fonte: SISPRO Software EmpresarialBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial