Por que minha empresa precisa de um software de gestão financeira? | SISPRO
1532
post-template-default,single,single-post,postid-1532,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Por que minha empresa precisa de um software de gestão financeira?

Por que minha empresa precisa de um software de gestão financeira?

Com a chegada da crise financeira e a crescente competitividade do mercado, tornou-se extremamente arriscado repassar o aumento dos custos operacionais para seus clientes. Por isso, deve-se buscar sempre a otimização dos processos a fim de reduzir esses custos.

Você já deve imaginar que não é uma tarefa muito simples, não é mesmo? Entretanto, existem pequenas medidas que têm impacto significativo. Uma delas é a implementação de umsoftware de gestão financeira, que em um sistema integrado como o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) pode oferecer uma revolução nos seus processos operacionais.

Confira por que você deve implementar um software de gestão financeira em sua empresa:

1. Otimização da gestão de vendas

Com um ERP, há maior facilidade de emissão de notas fiscais eletrônicas. Assim, você consegue satisfazer as necessidades de seu cliente mais rapidamente, não gastando o tempo de seus funcionários com aplicações de difícil usabilidade e ainda reduzindo o tempo de espera dos seus transportadores.

Além disso, as ferramentas de gestão de vendas estarão integradas às demais funcionalidades. Assim, ao emitir nota, o sistema atualiza o contas a receber, o fluxo de caixa, os demais registros ficais e estatísticos, por exemplo. Além de otimizar tempo, a automatização do processo reduz o risco de falhas humanas.

2. Melhoria nos processos comunicativos

Seus funcionários não precisarão mais ir a outro setor para obter as informações necessárias. Tudo estará disponível na mesma plataforma. A produtividade aumenta, pois a interrupção das tarefas por um colega tem alto poder distrativo, como as conversas paralelas ao trabalho, a fofoca ou a dificuldade de encontrar as informações.

Assim, todas as informações financeiras estarão disponíveis para os outros setores analisarem. Não serão mais necessárias tantas reuniões dos outros setores com o financeiro para comunicar a situação da empresa, por exemplo.

3. Mais agilidade e eficiência nos pagamentos e recebimentos

A mobilidade do ERP com armazenamento em nuvem é essencial para aumentar a agilidade desses processos. O setor financeiro receberá informações atualizadas constantemente. Se um funcionário estiver checando o recebimento de produtos com um tablet ou smartphone ou se uma compra acabou de ser efetuada, os respectivos dados serão enviados prontamente ao final das operações.

Assim, as análises financeiras serão mais reais e mais rápidas. Não será mais necessário ir de setor em setor colhendo dados e informações.

4. Maior número de ferramentas de análise financeira

O software permitirá o controle de transações cambiais, do fluxo de caixa, das contas a vencer e a receber etc., como as antigas planilhas permitiam, mas de forma automatizada. No entanto, as melhores novidades não são essas. Um software de gestão permitirá, ainda, que você execute simulações financeiras para prever suas receitas e suas despesas em diversos cenários econômicos, por exemplo.

Para as empresas com diversas filiais, também é possível rastrear melhor o fluxo de caixa, verificando o impacto de cada uma delas nas finanças globais. Por fim, será possível consolidar todas essas informações em relatórios para apresentar aos demais setores e à diretoria.

Portanto, com um investimento relativamente pequeno e pouco interventivo na sua empresa, você poderá melhorar, em muito, a gestão financeira do seu negócio. Um software de gestão financeira trará a otimização dos processos ao mesmo tempo que reduzirá custos, o que representa a fórmula mais moderna para a gestão empresarial.

Tem alguma dúvida sobre a implementação desse software na sua empresa? Comente no nosso post!

Fonte: Equipe Sispro Software Empresarial

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial