Os BPMS na gestão de negócio | SISPRO
2034
post-template-default,single,single-post,postid-2034,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Os BPMS na gestão de negócio

BPMS é a sigla que corresponde ao “Business Process Management Systems”, ou seja, sistemas de gestão de processos de negócio. Eles são utilizados com o objetivo maior de atingir a conformidade aos processos, pois está tendo uma corrida entre as organizações para os conceitos de processos, apresentando grande crescimento e investimento nessa área. Dessa forma, as empresas estão usando intensamente um conjunto de melhores práticas que orientam a gestão de processos, como SCOR, CMMi, ITIL, eSCM, Cobit, eTOM, PMBOK, entre outras.

Os BPMS são resultado do desenvolvimento dos sistemas de informação de apoio às tarefas para a gestão de processos, como os sistemas de modelagem de processos utilizando ferramentas gráficas e analíticas que têm por objetivo registrar, representar, compreender e analisar desenhos de processos.

Hoje em dia, esses sistemas, na maioria das vezes, estão direcionados a enfatizar o acompanhamento automático dos indicadores de desempenho dos processos durante sua duração, como os sistemas para monitoramento de atividades (Business Activity Monitoring – BAM), sendo uma tecnologia que suporta o conceito e as tarefas de gestão de processos – dando um suporte sistêmico à gestão de processos.

Dessa forma, os BPMS permitem que as empresas modelem, disponibilizem e gerenciem processos importantes para o cumprimento da missão da organização. Eles podem ser definidos, também, como um conjunto de instrumentos que buscam a melhoria do sistema de gestão, contribuindo para a implementação de mudanças que tornem ou mantenham a empresa inserida no mercado cada vez mais competitivo, mantendo também seus fluxos de trabalho claramente definidos, automatizados e racionais.

Os BPMS correlacionam pessoas e processos, gerenciando o acesso à informação e orquestrando o fluxo de processos. Assim, eles atuam de forma complementar às estruturas informatizadas tradicionais na busca pela satisfação dos clientes ou consumidores.

Sua empresa utiliza BPMS? Deixe seu comentário!

Fonte: portogente.com.br

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

/images/stories/arroba_blog_1.pngBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial