Os 5 maiores segredos da otimização de processos empresariais | SISPRO
1326
post-template-default,single,single-post,postid-1326,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Os 5 maiores segredos da otimização de processos empresariais

Os 5 maiores segredos da otimização de processos empresariais

A otimização de processos empresariais é uma meta permanente na pauta estratégica das empresas competitivas, já que melhorar continuamente é sempre possível e desejável. E, na hora de otimizar processos empresariais, existem segredos e boas práticas que funcionam para:

• Reduzir o tempo de execução do processo, automatizando processos repetitivos, elaboração de relatórios e gráficos, eliminando retrabalhos e redundâncias de entradas de dados.

Reduzir custos, obter informações gerenciais, apurar e analisar indicadores com facilidade, o que permite tomar ações para redução de custos.

• Ampliar a produtividade, integrar processos, melhorar o fluxo de informações e automatizar controles por meio da parametrização de regras de negócios, o que permite ganhos significativos em produtividade.

Quer conhecer melhor esses segredos e boas práticas? Então, fique atento às nossas dicas a seguir e tenha uma boa leitura!

1. Fazer a gestão de processos

Para otimizar os processos, primeiro é necessário conhecê-los. Para isso, existem diversas metodologias de mapeamento de processos, como Business Process Modeling Notation (BPMN) — Notação de Modelagem de Processos de Negócios, fluxograma e lean (processos enxutos), que podem ser utilizadas para gerar informações necessárias para o desenvolvimento de melhorias.

2. Buscar uma solução tecnológica

Se a sua empresa ainda não informatizou os processos empresariais, está perdendo muito em produtividade e competitividade. Não dá mais para crescer e tornar o negócio sustentável com processos manuais e planilhas eletrônicas!

Seus processos já estão informatizados, mas a solução não está mais adequada ao perfil da sua organização? Então, rompa o paradigma da acomodação e busque uma solução tecnológica que seja atualizada, que evolua continuamente e seja escalável (cresça junto com a sua empresa).

Geralmente, os sistemas integrados de gestão do tipo ERP são excelentes soluções para otimização de processos em empresas de todos os portes — com ou sem experiência prévia com informática.

3. Engajar a sua equipe

Incentive a participação da sua equipe no projeto de otimização de processos; eles certamente têm muito a contribuir com ideias e experiências. Conscientize a todos dos benefícios que serão alcançados e proporcione treinamentos para reduzir a curva de aprendizagem das novas metodologias e soluções tecnológicas, que serão agregadas ao processo para sua otimização.

4. Gerenciar o fluxo de caixa

Esse ponto é muito importante. Quando a empresa gerencia criteriosamente o fluxo de caixa, ela consegue detectar pontos falhos nos processos de vendas, concessão de crédito, gestão de estoques e logística, que podem ser otimizados para reduzir os impactos financeiros e gerar maior disponibilidade de recursos em caixa.

5. Ligar o radar

Ligue o radar da sua equipe para captar, principalmente: as melhores metodologias de estruturação e otimização de processos, e os movimentos da concorrência e as inovações tecnológicas que poderão agregar valor aos processos internos da sua organização. Isso é possível com a participação em feiras, palestras, eventos setoriais, benchmarking e pesquisas na internet.

Como vimos, a otimização de processos gera inúmeros benefícios, com a eliminação de falhas, o aprimoramento dos métodos de trabalho, a inovação, a redução de desperdícios, a melhoria da produtividade e, especialmente, a ampliação da lucratividade e rentabilidade dos negócios.

Agora você conheceu diversos segredos da otimização de processos empresariais. Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário, e compartilhe suas experiências!

Fonte: Sispro Software EmpresarialBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial