O que fazer para aumentar a produtividade da equipe? | SISPRO
1582
post-template-default,single,single-post,postid-1582,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que fazer para aumentar a produtividade da equipe?

O que fazer para aumentar a produtividade da equipe?

Um desafio de muitos diretores e gestores é conseguir aumentar a produtividade de sua equipe, pois isso irá garantir melhores resultados para a empresa, mais lucros e mais vendas.

Quem deseja engajar os funcionários para uma melhor performance, deve ter em mente que alguns pontos relevantes precisam ser trabalhados. Se você deseja aumentar a produtividade de sua equipe, confira essas dicas:

Estabeleça propósitos

O primeiro ponto a ser trabalhado para aumentar o desempenho de sua equipe, é trabalhar com propósitos determinados. Quando o time ou funcionário possui uma ideia certa para alcançar, é natural que as pessoas trabalhem em melhor ritmo para alcançar esse propósito.

Uma forma de trabalhar um propósito é dividi-lo em pequenas tarefas, como, por exemplo, certas etapas ou fases. Dessa maneira, a equipe irá trabalhar com vigor para avançar os propósitos estabelecidos e alcançar o objetivo final.

Com uma estratégia definida de maneira certeira, a sua equipe tende a aperfeiçoar bastante o desempenho, a fim de concluir seus afazeres com sucesso.

Forneça a infraestrutura adequada

Para que o time possa desenvolver o melhor trabalho e ser mais produtivo, é primordial ter uma infraestrutura adequada. Disponibilize ferramentas necessárias, como uma ótima conexão com a internet e equipamentos ideais para o desenvolvimento do trabalho. Outro aspecto que pode ser de alta relevância é aproveitar um bom sistema de gestão, sobretudo se for uma solução ERP Cloud, a fim de integrar informações e processos, de acordo com as necessidades de seu negócio, bem como trazer mais modernidade e agilidade na gestão de sua empresa.

A aplicação de soluções intuitivas, que ajudem a organização do trabalho e diminua a quantidade de trabalhos manuais, são formas de conseguir impulsionar a sua equipe e ter um bom nível de produtividade. Quando se utiliza a nuvem, por exemplo, é possível oferecer mais agilidade na rede de dados e de informações.

Faça reuniões regulares

A quantidade de reuniões precisa ser adequada. Quando se tem um número grande de reuniões, acaba interrompendo o fluxo de trabalho e em alguns casos até perdendo tempo com reuniões desnecessárias. Mas quando não há reuniões, a equipe diminui o fôlego, pois existe a impressão de que o trabalho produzido não está sendo avaliado ou não está produzindo retornos positivos.

Estabeleça um cronograma de reuniões com pautas pré-definidas, isso vai ajudar a melhorar a produtividade, além de ter um conversa franca com a equipe, que também irá ajuda a compreendê-los quanto à organização do trabalho e até mesmo o desempenho dos mesmos.

Evite também reuniões extremamente longas e cansativas. Trate apenas o necessário e não se esqueça de apresentar os resultados para a equipe, pois o feedback serve também para estimular a equipe, assim eles produzem mais ou ainda melhoram o desempenho se preciso.

Garanta o bem-estar

O bem estar é um fator primordial para qualquer funcionário desenvolver a sua função de maneira adequada e produtiva. Investir no bem estar da equipe é uma forma de investir em seu próprio negócio. Isso porque quando um funcionário está bem, certamente irá produzir mais e melhorar o seu desempenho.

São várias as formas de fazer isso, como por exemplo, profissionais de TI que passam tempo demais sentados diante do computador, precisam de alguns momentos para caminhar e descansar a mente. Determine horários de café para que sua equipe levante e se distraia, podendo inclusive fazer um lanche para melhorar o desempenho e até afastar o sono.

Essas pequenas atitudes são ótimas para qualquer gestor que queira melhorar seus resultados e ter um maior desempenho na produtividade de sua equipe. Você conhece outras dicas para aumentar a produtividade da equipe? Conte para a gente nos comentários!

Sua empresa possui estratégias para aumentar a produtividade? Deixe seu comentário!

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial