Gestão patrimonial: o que é e qual sua importância
16873
post-template-default,single,single-post,postid-16873,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que é gestão patrimonial e qual sua importância

Toda empresa passa pelo mesmo processo para se manter ativa e operante no mercado. Esse processo é caracterizado pela aquisição de insumos e de aparatos como mobílias, maquinários, equipamentos e tecnologias, surge, portanto, a necessidade de realizar a gestão patrimonial de tudo isso.

Muitas vezes negligenciadas pelas empresas, as mesmas acabam perdendo oportunidades relevantes e acabam enfrentando problemas até mesmo com o Fisco. Afinal, é exigida a prestação de contas dos bens de uma empresa.

Quer evitar o acúmulo de materiais sem utilidades e dispensáveis, bem como o desperdício em manutenção com itens defasados? Então, esse conteúdo é para você!

Descubra o conceito de gestão patrimonial, sua importância para uma empresa e alguns benefícios alcançados com sua implementação, acompanhe!

Entenda o conceito de gestão patrimonial

Esse é um dos aspectos que mais deveria ter destaque nas empresas. Isso porque, o controle patrimonial envolve todos os itens e bens que formam o patrimônio que uma empresa dispõe para efetivar o alcance de suas atividades.

Sendo assim, a gestão patrimonial é a ação de identificar todos os objetos pertencentes a uma empresa, com o intuito de determinar especificamente cada produto existente, sua condição de conservação e o montante agregado aos mesmos.

Seu objetivo é realizar o monitoramento preciso dos pertences, sejam eles de produção, manutenção, escritório e todo o restante que envolve a progressão constante e diária da empresa.

Como resultado, surge a possibilidade de determinar a taxa de deterioração, potenciais situações de roubo, extravios e tantas outras eventualidades que decorrem sobre os bens de uma empresa.

No entanto, a gestão patrimonial não funciona apenas nesse aspecto de proteção e prevenção, é uma estratégia profunda e bem estruturada. Veja a importância de efetivar esse formato de gestão logo a seguir!

Qual a importância de realizar tal gestão

Como determinar o melhor momento para comprar novas mercadorias e insumos? Como ter certeza de que o lançamento contábil está de acordo com a realidade?

Quando um negócio desenvolve um planejamento acerca da gestão patrimonial, questões como essas são respondidas de forma simples. As diretrizes do controle de bens patrimoniais oferecem ampla visão e transparência para a gestão empresarial.

Por meio desse levantamento apurado, questões como registros de saída, transferências, taxa de depreciação e tantas outras informações relevantes são levantadas.

Contudo, se uma empresa simplesmente deixa de realizar o controle patrimonial, ela está em grande risco. Você já ouviu falar de “Omissão de Receita”? Isso acontece quando o negócio deixa de declarar seus bens patrimoniais, seja de forma intencional ou não.

Portanto, para evitar multas e impostos decorrentes desse ato, muitas vezes julgado de incoerente caso a empresa busque crescimento, é primordial realizar a gestão patrimonial.

Seja capaz de realizar deduções fiscais legais e assim economizar com gastos desnecessários. Saiba exatamente o melhor momento para aprimorar seu chão de fábrica, trocar equipamentos e realizar a devida manutenção.

Vale ressaltar ainda, a necessidade de precificação de cada produto, pois isso transparece de maneira positiva aos acionistas e à diretoria financeira, que os ativos estão protegidos, são conhecidos e gerenciados.

Conheça os benefícios diretos da gestão patrimonial

gestão patrimonial

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores benefícios da gestão de bens patrimoniais é o conhecimento preciso do valor da companhia. Embora, tantos outros recursos são otimizados e postos em prática, os benefícios apenas aumentam.

Oferece posicionamento assertivo à Diretoria

Tenha maior controle sobre o processo de tomada de decisão e estenda essa possibilidade à diretoria.

Por meio de balanços mais concretos e demonstrativos reais a empresa e sua gestão, conseguem tomar as decisões mais cabíveis em cada cenário. Dessa maneira, a aquisição de bens, produtos e insumos desnecessários, é reduzida.

Esteja assegurado judicialmente

Esteja blindado quanto aos problemas com o Fisco, pois conforme cresce a disposição de informações sobre tudo que é de posse da empresa, a mesma se assegura contra a omissão de receita, bem como dos ganhos advindos das vendas de bens imobilizados.

Além de multas, impostos e processos administrativos, a empresa ainda corre o risco de passar por sanções da Receita Federal.

Visualize o fluxo dos recursos

Tenha maior controle sobre o fluxo de recursos e identifique as necessidades de maquinários e equipamentos. Viabilize melhor os investimentos despendidos com a compra, reparo ou manutenção de ativos como esses.

Maior proteção aos bens

Uma vez que a gestão conta com as informações sobre o que possui, ela ganha com a redução de extravios, desvios de recursos e potenciais roubos, pois o controle de patrimônio identifica e registra cada item.

Tenha os recursos orçamentários controlados

Quando o processo orçamentário é amparado pela gestão patrimonial, a redução de recursos é facilitada, bem como investimentos mal direcionados. Além disso, é possível estipular a vida útil e o tempo de utilização dos equipamentos.

Em vista disso, a empresa consegue remanejar melhor os gastos com manutenção, aquisição e reparo dos bens.

Como você cuida dos bens da sua empresa?

Seja um negócio pequeno ou uma grande empresa, é essencial cuidar e acima de tudo, conhecer cada um dos bens que compõe seu patrimônio. Abrir mão de tal conhecimento é prejudicial, tanto para o bolso da empresa quanto para o crescimento e sucesso.

Em caso de dúvidas sobre como proceder é recomendado buscar o conhecimento de uma empresa referência e com experiência na área.

Como seu negócio pode crescer se não há conhecimento sobre aquilo que a torna uma empresa? Integre uma gestão patrimonial e saiba exatamente qual o melhor caminho seguir em direção ao sucesso!