O futuro do Data center | SISPRO
7636
post-template-default,single,single-post,postid-7636,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O futuro do Data center

Futuro do Data Center SISPRO Blog ERP

O Data center do futuro será definido por software, diz Gartner. Mas o novo conceito, no entanto, não é adequado para todas as empresas de TI hoje, alerta o instituto de pesquisas e consultoria. No longo prazo, o data center definido por software (SDDC, na sigla em inglês) será vital para a evolução de negócios digitais ágeis.

Para Dave Russell, vice-presidente e analista do Gartner, os líderes de infraestrutura e operações (I & O) precisam entender a necessidade do negócio, os melhores casos de uso e os riscos de um SDDC. Isso porque na avaliação do analista o SDDC ainda é um conceito em amadurecimento, indicado para organizações visionárias com conhecimentos avançados em I & O de engenharia e arquitetura.

O SDDC, de acordo com o Gartner, é um data center em que toda a infraestrutura é virtualizada e entregue “como serviço”. Dessa forma, permite maiores níveis de automação e flexibilidade, que irão apoiar a agilidade dos negócios por meio do aumento da adoção de serviços em nuvem e outros mais modernos como DevOps. Hoje, a maioria das organizações não está pronta para começar a adoção e deve proceder com cautela.

Em 2020, no entanto, o Gartner prevê que o potencial e a flexibilidade do SDDC serão considerados fundamentais para 75% por cento das empresas que fazem parte do ranking Global 2000, que buscam implementar uma abordagem DevOps e um modelo de nuvem híbrida.

Russel alerta ainda que os líderes de I & O não podem simplesmente comprar um “pacote pronto para uso” de SDDC de um fornecedor. “Primeiro, eles devem entender o que eles, de fato, precisam para o negócio. Em segundo lugar, o que eles necessitam para implantar, orquestrar e integrar inúmeras partes, provavelmente a partir de diferentes fornecedores”, diz.

“Além disso, são necessárias novas competências e uma mudança cultural na organização de TI para garantir que essa abordagem gere resultados para o negócio”, completa.

O Gartner recomenda que os líderes de I & O tenham uma visão realista dos riscos e benefícios e façam planos para mitigar os principais riscos de um fracasso de um projeto SDDC.

Sua empresa investe constantemente em atualizações para o data center? Deixe seu comentário!

Por: Solange Calvo

Fonte: bitmag.com.br

Prêmio Top Blog 2015

 

 

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

 Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial