A nuvem como ferramenta na tomada de decisão | SISPRO
7817
post-template-default,single,single-post,postid-7817,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

A nuvem como ferramenta na tomada de decisão

Nuvem Tomada de Decisão SISPRO Blog ERP

Tomada de decisão baseada em informações críticas e capacidade de previsão estratégica para conseguir vantagem de negócios estão no topo da lista de prioridades dos CFOs globais. A Adaptive Insights, fornecedora de soluções para o planejamento de negócios e de orçamentos, divulgou o resultado de uma pesquisa sobre o tema que indica tais resultados.

A maioria dos 250 entrevistados (75%) prevê a elevação do Dólar também nos Estados Unidos. Além da cotação da moeda norte-americana, 61% dos profissionais de finanças participantes do estudo apostam no aumento das ações das empresas e 55% acreditam na queda dos preços dos combustíveis. Mais da metade (54%) também sinaliza para um aumento global das despesas de capital e outros 42% acreditam que a instabilidade da economia mundial irá se manter por mais tempo.

“Como os CFOs convivem com a dinâmica dos negócios globais e volatilidade dos mercados verticais, as exigências no exercício de suas funções estão evoluindo”, aponta um documento. De acordo com a pesquisa, em anos anteriores, o papel do diretor financeiro foi principalmente centrado em torno de uma liderança focada em manter a qualidade dos relatórios financeiros, regulamentos e conformidades, gestão de riscos e controle de custos.

Na era digital atual, onde as empresas competem mais usando dados e análises, os profissionais de finanças modernos e bem-sucedidos atuam em parceria com os CEOs e outros líderes empresariais (incluindo os CIOs) da companhia para conduzir a transformação de negócios. Adaptive Insights acredita que o uso de tecnologias avançadas e plataformas em nuvem podem ajudar esses profissionais a elevarem seus desempenhos.

Efeito sistêmico

Os CFOs buscam uma visão sistêmica do cenário global para balizar suas estratégias e prepararem as empresas onde atuam para riscos econômicos e oportunidades de negócios. A pesquisa revela que eles devem estar atentos às tendências internacionais que afetam diretamente os negócios, que vão além da variação cambial e oscilações do mercado.

De acordo com o levantamento, 43% dos diretores financeiros entrevistados indica que epidemias de doenças contagiosas, condições climáticas severas (31%) e instabilidade política global (30%) representam os principais riscos financeiros na economia atual.

Além disso, mais da metade (54%) aposta no aumento das despesas de capital, 45% preveem aumento das questões fiscais e tributarias em 2015 e 40% acredita na continuidade da instabilidade econômica global.

Essas variáveis amplas fazem esses executivos pedirem ferramentas de análises mais precisas para ajudá-los em suas tarefas. A Adaptive aponta que os CFOs atualmente dependem fortemente da sua capacidade de analisar informações críticas para atender às demandas de negócios e dos parceiros estratégicos.

“Aproximadamente 70% deles entendem os insights de dados como estratégicos que influenciam as decisões de negócios. Outros 40% considera a capacidade de análise como uma das suas competências mais exigidas”, aponta o relatório, adicionando que 43% dos entrevistados desejam fazer previsão financeira e planejamento da espinha dorsal estratégica da sua atividade global.

O estudo revela, ainda, que 49% desejam ter visão 360 graus dos dados e negócios para melhorar as decisões empresariais e 30% planejam melhorar as capacidades de previsão e planejamento por meio de soluções tecnológicas, enquanto 54% estão expandindo funções primárias de sua equipe para incluir a análise estratégica.

Cloud

Adoção da computação em nuvem entre CFOs é vista como uma tendência crescente. Segundo a pesquisa, um quarto dos CFOs reporta que cloud aumenta a colaboração entre as equipes e 25% afirma que ela reduz a dependência de TI, melhorando a análise das flutuações de mercado global através do acesso a dados em tempo real.

Ainda sobre o tema, metade dos entrevistados valida o valor estratégico de software em nuvem afirmando que considerariam trocar o Excel por uma solução baseada em nuvem.

Sua empresa utiliza informações estratégicas na tomada de decisão? Deixe seu comentário!

Fonte: computerworld.com.brBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial