Logística bem elaborada como diferencial competitivo
18891
post-template-default,single,single-post,postid-18891,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

A logística bem elaborada como diferencial competitivo

Independente do porte ou nicho de mercado, toda empresa que queira crescer e se destacar precisa ter um planejamento logístico bem definido. Isso aliado a estratégias com propósitos focados ajudará a abreviar o alcance dos objetivos em sua logística.

Quando falamos em planejamento logístico, temos que enfatizar que isso vai além de ações operacionais. Tudo gira em torno de um gerenciamento eficiente, criação de processos e monitoramento, a fim de atender cada vez mais as expectativas dos consumidores e elevar o potencial da empresa perante os concorrentes.

Contudo, para construir uma estrutura sólida que possibilite gerar resultados satisfatórios, é preciso levar em conta alguns fatores importantes. Acompanhe!

O impacto de uma logística mal planejada

logística como diferencial competitivo

Se a empresa não mantém um planejamento adequado do setor logístico, corre o risco de perder clientes, devoluções ou desistências. Com o tempo, isso se torna uma bola de neve que resultará em sérios prejuízos e baixo faturamento.

O impacto de uma logística mal elaborada pode trazer danos irreparáveis e imensuráveis. Portanto, um dos primeiros fatores a ser levado em conta é certamente o planejamento logístico, que envolve desde o centro de distribuição, passando pelo monitoramento minucioso do software de gestão até toda a estruturação física e operacional responsável pelo atendimento às demandas.

O que grande parte dos empresários não leva em conta é que a partir de um plano de logística estratégico, a empresa consegue alcançar uma redução significativa de custos, adquire organização na conclusão de cada etapa do processo e ganha uma otimização da mão-de-obra.

O resultado é a geração de valor e a eliminação do desperdício de tempo, dinheiro e mão-de-obra mal direcionada.

A importância da otimização de processos

Para manter a organização e o alinhamento dos objetivos com ações efetivas, a tecnologia acaba por ser uma ferramenta indispensável. Isso porque, a partir dela é possível criar processos que atendam desde o controle de estoque, fornecedores, atendimento até a interligação entre todos esses setores.

Desse modo, um ERP completo pode ajudar na otimização da gestão, inovação e na obtenção rápida de objetivos.  Isso porque, ajuda a armazenar as informações de todos os setores, trazendo maior poder para o gestor tomar decisões importantes.

Nesse contexto, a automação de processos já é uma realidade que a tecnologia proporciona às empresas. Isso possibilita o cruzamento de dados em tempo real que podem se transformar em ações estratégicas auxiliando na gestão de riscos e melhorias.

A SISPRO traz soluções que atendem todas as demandas operacionais e gerenciais das empresas. Com uma metodologia própria de implantação e com execução de uma equipe especializada no setor de logística e transporte, fica mais fácil colocar em prática o planejamento, execução e controle de suas atividades.

Conheça as principais características do SISPRO ERP Cloud:

  •       Integra informações e processos de toda a organização;
  •       Incorpora as melhores práticas de mercado;
  •       Adequação às operações da sua empresa;
  •       Incorpora tecnologias de ponta;
  •       Alto grau de escalabilidade.

Nos dias de hoje, qualquer diferencial que a empresa possa explorar é fundamental para garantir sua sobrevivência. Como você pôde perceber, logística, por sua vez, é um diferencial importante que pode alavancar o crescimento e aumentar o faturamento do negócio.

Conheça como a SISPRO pode te ajudar a gerar uma exponencial vantagem competitiva a partir de um bom planejamento na área de logística e transporte!