Suporte no Varejo: Conheça a importância para aumentar vendas!
15259
post-template-default,single,single-post,postid-15259,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Conheça a Importância do Suporte no Varejo

Muito se fala sobre atendimento, mas você é capaz de dizer seguramente que conhece a importância do suporte no varejo? E mais: você gestor usa o suporte a seu favor?

Um bom atendimento é a ambição de todo bom cliente. Sem dúvida alguma, produto de qualidade não assegura venda. O consumidor deseja se sentir confiante em relação à empresa escolhida. O peso na decisão de compra e fidelização vai muito além da mercadoria.

Em meio a tanta concorrência no varejo, você precisa oferecer um suporte eficiente. Mas será que você e sua equipe sabem realmente como fazer isso? Surpreenda-se agora com este artigo e saiba mais sobre o assunto.

O Que é o Suporte?

O cliente que tem uma necessidade específica pode se deparar com um amplo catálogo e uma dificuldade de escolher o produto ideal. É nesse momento que ele entra em contato com a empresa, seja pelos canais de comunicação convencionais ou os mais modernos (veremos mais tarde).

Também tem uma atuação fundamental o suporte quando o consumidor precisa tirar dúvidas sobre as funções de determinado produto. A sua equipe deve estar preparada para promover a satisfação do cliente.

Essa eficiência no relacionamento com o cliente facilita a venda. Um time de profissionais capacitados compondo o suporte da sua empresa é um investimento que se reverte em lucro.

Outro uso do suporte é a reposição de peças, troca de itens com defeito e outros tipos de atendimento ao cliente insatisfeito. Não basta saber vender. É fundamental conquistar o cliente para que ele retorne.

Esse pós-venda faz toda a diferença para fidelizar o cliente. Em um mercado mais competitivo a cada dia, é essencial conquistar o seu público.

Como você pode ver, a importância do suporte no varejo diz respeito a muitos níveis do relacionamento com o consumidor.

Importância do Suporte no Varejo: Como Garantir a Qualidade?

suporte no varejo

1 – Equipe

Faça a capacitação da sua equipe. Um treinamento voltado para a abordagem do cliente, persuasão, o estudo dos produtos da empresa, entre outros quesitos torna-se muito eficiente.

O setor de suporte deve ser tão valorizado quanto o de estoque ou o financeiro. Tenha esse olhar empreendedor e enxergue o grande potencial de crescimento que você tem em mãos.

2 – Canais de Comunicação

O seu negócio precisa ser considerado acessível pelo cliente. Entenda que cada consumidor tem um perfil diferente e, para cada um, você pode oferecer uma forma de contato mais cômoda.

O telefone é o meio mais tradicional, mas o e-mail e o formulário de mensagem dos sites também são muito utilizados por aqueles que usam a internet.

Já o usuário de mídias sociais e que está sempre conectado costuma procurar informações da empresa nessas redes de contato. Seu varejo possui uma página ou perfil nelas? Em caso negativo, é hora de se atualizar.

A comunicação entre empresa e cliente é um dos grandes pilares do comércio. É moeda que vale ouro. Demonstra a grande importância do suporte no varejo.

Você que trabalha com vendas diretas ou com e-commerce precisa fortalecer esse relacionamento.

3 – Empatia

Poucas coisas são tão decepcionantes quanto uma empresa que não se coloca no lugar do cliente. Aquele negócio que demonstra claramente não ter interesse em resolver um problema.

O consumidor chega até o suporte com uma frustração. O mínimo que a sua empresa pode fazer é oferecer uma solução para ele. A sua experiência de compra e pós-venda precisam ser excelentes.

Também é possível observar a falta de empatia quando o funcionário tenta a todo custo fazer com que o cliente aceite algo que não serve para ele. Ele tem uma necessidade que não está sendo ouvida.

É papel do atendimento direcioná-lo ao produto que irá deixá-lo satisfeito.

4 – Agilidade

O consumidor contemporâneo não tem tempo a perder. Se você não dá retorno, ele vai até o concorrente.

Ou pior: se não ficou contente com a compra e não conseguiu atendimento, saiba que ele irá reclamar em público. Será ouvido por muitas pessoas.

Quando a oferta é grande, o varejo precisa se destacar e não deixar que o público busque a próxima loja. Conquiste com um suporte completo e bem preparado.

Portanto, seu cliente quer praticidade, comodidade, conforto e rapidez no atendimento. Quer respostas, orientações, um retorno eficiente. E isso constitui a importância do suporte no varejo.

Conclusão

Para um consumidor cada vez mais exigente, um atendimento cada vez mais eficiente. Seu público deseja atenção, um atendimento personalizado, qualificado e humano.

Essa experiência positiva a ser perseguida é uma prova clara da importância do suporte no varejo.

O SISPRO ERP Cloud Varejo reúne as ferramentas que você precisa para fazer campanhas de fidelidade, promoções e atendimento a clientes. Obtenha esse serviço de excelência e descubra a importância do suporte no varejo para impulsionar o seu sucesso.