Gestão empresarial: O que fazer em cenários pessimistas? | SISPRO
2070
post-template-default,single,single-post,postid-2070,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão empresarial: O que fazer em cenários pessimistas?

Gestão empresarial: O que fazer em cenários pessimistas?

Estamos passando por uma fase de muitas indefinições no Brasil neste momento. As próximas eleições demonstram uma alta taxa de indecisos e uma grande rejeição ao governo atual. Porém, este ainda tem possibilidade de ganhar no primeiro turno devido a grande massa das classes de baixa renda.

A inflação está em elevação, desemprego em baixa, porém, sem mão de obra qualificada e talvez o pior, o setor empresarial está bem desconfiado com o governo atual, exemplo disso é a reação da Bovespa quando as pesquisas indicam queda do Governo atual.
Então, o que um empresário deve fazer nesse cenário?
Segurar os investimentos?
Ampliar os negócios?
Investir em novos produtos ou serviços?
A resposta está no planejamento Estratégico da empresa. Se este tem sido aplicado e os resultados têm sido atingidos à empresa, deve-se manter a execução do que foi projetado. Mas, se o inverso tem acontecido, precisamos entender se é um fator da conjuntura econômica ou se é um problema na execução da estratégia.
Digo isso, porque muitos empresários nos questionam sobre como está o mercado, já emendando em queixas por não conseguir atingir seus objetivos. Mas, quando verificamos as estratégias de vendas e marketing utilizadas, vejo que o problema não é o mercado e sim a atuação da empresa perante esse.
Existem três tipos de cenário, o otimista, o conservador e o pessimista.
Nossas recomendações são:
– Execute estratégias que deem grandes resultados.
Simule o planejamento dentro de um cenário conservador;
– Fortaleça sua estrutura com colunas, ou seja, defina os fatores críticos de sucesso;
– Tenha profissionais acima da média, uma equipe de alto desempenho;
– Ouça seu cliente e construa relacionamentos profundos e saudáveis com eles;
– No mais, monitore continuamente o mercado. Saiba o que está acontecendo e conduza sua empresa às mudanças necessárias.

Maicon Putti – administrador de empresas, professor do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos da ISA/FGV, professor local do ISAE/FGV e diretor da Ideia Consultoria Empresarial. Possui MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria na Fundação Getúlio Vargas e é associado a ABPMP – Association of Business Process Management Professionals, Internacional e no Brasil.

Fonte: http://www.blogdolago.com/ – 24/08/14

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial