Logística brasileira: conheça os principais gargalos!
18895
post-template-default,single,single-post,postid-18895,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Você conhece os gargalos da logística brasileira?

O setor de logística é um dos mais importantes para o desenvolvimento do negócio, porém está entre os mais complexos. É na logística que podemos encontrar vários gargalos que abalam toda a estrutura da empresa.

Esses gargalos são fatores que podem se acumular ao longo do tempo e estagnar o andamento de tarefas cruciais dos processos. Dentre os principais efeitos negativos podemos citar: o aumento de custos, redução da lucratividade, queda do posicionamento no mercado, diminuição do potencial competitivo, redução de produtividade, etc.

Portanto, é imprescindível que os gargalos sejam identificados o mais rápido possível, a fim de encontrar soluções efetivas para eliminá-los e evitar que novos problemas surjam. Confira a seguir quais são os principais!

4 principais gargalos encontrados na logística brasileira

principais gargalos da logística brasileira

O gargalo é todo obstáculo que pode influenciar negativamente no andamento e no desempenho dos resultados dos processos, independente da etapa. No Brasil, os desafios da logística são ainda maiores. Algumas das barreiras que as empresas que se dedicam ao transporte e cargas enfrentam podem ser resumidas nos seguintes pontos:

  •       Infraestruturas rodoviárias precárias;
  •       Processos e burocracia excessivos;
  •       Falta de mão de obra especializada;
  •       Alta taxa de tributação.

Por outro lado, os problemas gerados pelos gargalos da logística não surgem apenas na etapa de transporte de cargas. Toda a cadeia de produção e suprimento é afetada. Isso significa, que os gargalos podem surgir ainda nos processos internos criados pela empresa. Veja!

1 – Controle de estoque

O controle de estoque pode tanto se tornar um diferencial competitivo como um gargalo dentro da empresa. Para a logística, encontrar gargalos no setor de estoque é catastrófico.

Remessas de pedidos incorretos, divergências de informações, falta de produtos e atrasos na rota por conta de processos de embarque, são consequências da falta de gestão eficiente no estoque.

Por isso é de fundamental importância que a empresa tenha forte atenção nessa etapa e crie processos que funcionam para agilizar o andamento das tarefas.

2 – Aumento de custos operacionais

Os altos custos operacionais que giram em torno dos processos logísticos são identificados como o maior desafio das empresas aqui no Brasil. Os altos custos impactam na perda de competitividade, uma vez que há a necessidade de equilibrar a precificação para manter uma boa escala de lucratividade.

Uma das formas mais fáceis de solucionar esse gargalo é, sem dúvidas, o investimento em melhorias de eficiência operacional. Isso aliado à implementação de novos processos e novas tecnologias, pode trazer para a empresa uma redução de custos significativa.

3 – Setor de atendimento

A falta de eficiência do setor de atendimento ao cliente e fornecedor é um gargalo que impede o crescimento da empresa. Da mesma forma, atrapalha o andamento dos processos logísticos. Qualquer agendamento incorreto e divergência de informação pode gerar conflitos que resultam na insatisfação de clientes.

Em um cenário em que a pontualidade das entregas é um diferencial, nenhum gargalo pode ser encontrado. Podemos compreender, portanto, que o controle logístico começa no planejamento e na organização do atendimento ao cliente e fornecedores.

4 – Integração de informações

Para que a área de logística funcione muito bem, é preciso que haja forte integração com as outras áreas da empresa. O departamento de vendas e o de estoque, por exemplo, oferecem informações cruciais para manter o bom desempenho da logística.

A falta da troca de informações em tempo real é um sério gargalo que prejudica a tomada de decisão e a efetividade nas ações de processos. É nesse ponto que a tecnologia e implementação de automação precisam ser inseridos.

O investimento em tecnologia deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade, visto que a concorrência está cada vez mais acirrada. O uso de sistemas auxilia na redução de custos com mão de obra especializada, burocracia, aumenta a produtividade, reduz erros e otimiza a elaboração de processos objetivos.

Como solucionar e evitar gargalos logísticos

Todos esses desafios da logística que foram citados são apenas alguns das grandes barreiras que as empresas enfrentam diariamente. Porém, enfrentar esses gargalos consome recursos financeiros que poderiam ser direcionados para o desenvolvimento de outras áreas e até investimentos.

Para solucionar os gargalos e evitar que novos surjam tanto nos processos internos quanto nos processos logísticos, contar com um sistema de gestão completo é o melhor caminho.

Um sistema eficiente garante o monitoramento preciso de todos os processos logísticos, além de auxiliar na integração de diferentes departamentos, na automação e na geração de relatórios inteligentes para a criação de estratégias.

A SISPRO é uma das mais experientes empresas de soluções de gestão empresarial do Brasil. Atende desde pequenas até grandes corporações, com um sistema ERP específico para cada segmento.

Para conhecer as funcionalidades do sistema ERP da SISPRO, acesse agora mesmo o nosso site. Descubra como podemos ajudar sua empresa a evoluir sempre!