Gestor de vendas: fortaleça suas qualidades com o CRM
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Fortaleça as qualidades do gestor de vendas com o CRM

como fortalecer as qualidades do gestor de vendas com o CRM

No momento em que uma empresa estabelece a necessidade de aumentar suas vendas, automaticamente a atenção se volta aos vendedores. Todo o peso de estratégias e táticas recaem sobre seus ombros, mas e quanto ao papel do gestor de vendas?

Será que é possível levantar resultados apenas com os vendedores? Não seria mais eficiente alinhar uma gestão adequada, a fim de transparecer objetivos e metas a serem alcançados?

De uma coisa temos certeza, o CRM pode se tornar a ponte que irá atar uma ponta a outra, ou seja, o intermediador que amplia as qualidades dos gestores e promove estratégias mais ressaltadas aos vendedores.

Reunimos 4 passos para que entenda em definitivo como o CRM pode fortalecer as qualidades do gestor de vendas da sua empresa. Quando uma estratégia se inicia bem estruturada da principal base de vendas, todo o processo comercial é facilitado, acompanhe!

4 passos de como o CRM fomenta o melhor gestor de vendas

1 – Mobilidade é a palavra de ordem na gestão

Antes de prosseguirmos é fundamental apontar que o gestor de vendas deve sim estar presente durante grande parte do processo comercial. No entanto, ficar atado apenas a essa demanda restringe a evolução do profissional que poderia ser aplicada ao mesmo processo.

Para suprir esse gargalo temos o software de CRM que garante a mobilidade na proporção exata. Em outras palavras, o gestor é habilitado a estar presente quando necessário, mas também buscar novas fontes de conhecimento, treinamentos, palestras e experiências diferenciadas.

Entretanto, esse cenário só é possível quando há total comprometimento da equipe. Isso porque, o sistema deve ser nutrido constantemente, a fim de que, mesmo à distância, aquele gestor consiga identificar potenciais falhas no processo.

2 – Oportuniza a implantação de boas práticas e procedimentos eficiente

Um empreendimento que dispõe de unidades remotas de gestão, deve ter ao seu lado a automação comercial. Essa funcionalidade é imprescindível na implementação de boas práticas à equipe e sua rotina.

Além de melhorar a comunicação entre gestor de vendas e vendedor, assegura que os procedimentos aplicados tenham êxito. Outros pontos beneficiados pelo CRM nessa realidade são: unificação de técnicas e resolução de gargalos em tempo real.

3 – Proporcionar maior colaboração entre os envolvidos

Uma das principais qualidades do bom gestor de vendas é a capacidade de estimular o engajamento dos colaboradores, ao passo em que colaboram para o time. Logo, o sistema do CRM permite que as rotinas sejam abarcadas pelos parâmetros do software.

Vamos supor que um vendedor se ausente de suas funções e suas atribuições acabam desamparadas. Com a tecnologia como diferencial, aquele vendedor consegue passar suas demandas a outro colega de forma eficiente e resolutiva.

Portanto, se um cliente estiver já na última etapa do funil de vendas, ou seja, pronto para fechar o negócio, a ausência do responsável pelo processo não será decisiva, pois seu colega já está a par da situação em tempo real.

E o melhor de tudo é que não há a necessidade de deslocamento para isso, pois o próprio CRM aponta isso ao outro vendedor, estipulando hora e dia para a reunião.

4 – Relatórios construtivos oferecem visão crítica e orientada

Embora o sistema seja de última geração, não há como exigir que o software crie as suas informações. Afinal, os gestores e vendedores devem a todo momento alimentar e nutrir esse sistema, com o intuito de sempre o manter o mais atualizado possível.

Dito isso, por meio de indicadores reais os gestores passam a colher relatórios mais consistentes. Essa ação viabiliza melhor mensuração dos resultados e, por conseguinte, implementação de ações melhor orquestradas.

Mas o ponto principal é que, o gestor de vendas não depende de uma terceira parte para extrair tais relatórios. Afinal, ele próprio é capaz de gerar esses arquivos.

Quer ter o perfil de gestor de vendas ideal em sua empresa?

O processo de aprendizagem do gestor pode ser um longo caminho, ainda mais quando não acompanhado da tecnologia certa. Então, para encurtar o tempo em que os profissionais do seu negócio se mostrem aptos a gerenciar uma grande força de vendas, invista em um CRM.

E sabe do que mais? De CRM estendemos, pois temos uma solução de CRM inovadora e que, certamente, terá grande peso para o sucesso das suas vendas. Acesse e descubra como seremos o seu diferencial competitivo no mercado!