Software de CRM: 4 práticas para fidelizar clientes e aumentar as vendas!
20123
post-template-default,single,single-post,postid-20123,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

4 práticas para fidelizar clientes e aumentar as vendas com um software de CRM

como fidelizar clientes com o software de crm

Existem 3 fatores que influenciam negativamente na fidelização de clientes: inovações constantes; clientes mais instruídos; aumento da concorrência. Isso não quer dizer em hipótese alguma que é impossível realizar tal façanha, ainda mais se a empresa implementar um software de CRM.

Apesar de complexo e custoso é atender às imposições do mercado, nada que uma boa solução não resolva. Isso porque, cada vez mais empreendedores direcionam as funcionalidades dos sistemas de gestão às mais diversas atividades.

Não consegue captar como é possível ampliar a taxa de fidelização dos seus clientes com um sistema de gestão? Não se preocupe, pois vamos mostrar 4 práticas que o software de CRM ideal desempenha para transformar esse cenário. Acompanhe!

Aplicar o software de CRM para fidelizar clientes: 4 práticas que auxiliam

1 – Sistematização e automatização à carteira de clientes

Nessa etapa a tecnologia faz muita diferença, pois utilizar planilhas manuais já não é eficiente e agrava a gestão conforme a carteira de clientes se expande. As operações manuais podem dificultar a gestão dos clientes, pois não oferecem integração alguma.

Desse modo, o software de CRM sistematiza a inclusão de informação ao histórico de cada cliente. Isso abarca informações sobre as interações, dados específicos e quais etapas do funil de vendas em que se encontram.

A automação proporciona aos gestores então, a habilidade de compreender individualmente cada perfil e viabiliza a execução de ações criadas sob demanda, ou seja, que irão atender com impacto as necessidades dos consumidores.

Essa personalização garante maior aceitação de novos produtos e serviços, ao passo em que aumenta as chances de fidelizar.

2 – Facilita o atendimento no gerenciamento às protestações

Vamos assumir que uma empresa disponibilize todos os meios de comunicação aos seus clientes. Entretanto, sempre que ele entra em contato, seja para fazer uma reclamação ou pedir uma explicação, ele acaba sem solução do problema.

Esse gargalo pode ser facilmente atribuído ao atendente, mas será que é mesmo culpa de uma possível negligência? Será que o sistema em que esse profissional se baseia fornece as informações necessárias para atender os clientes?

É bem provável que essa empresa não tenha um CRM implementado, pois do contrário isso nunca aconteceria. Sabe por que? Porque o software de CRM forneceria todo o histórico do relacionamento com aquele cliente.

Além disso, o sistema iria mostrar quais problemas aquele consumidor já enfrentou e quais foram as reclamações anteriores. Isso garante antecipação, pois o atendente conta com um leque de direcionamento assertivos que agem na satisfação do consumidor e promovem sua fidelização.

3 – Promove maior organização e otimiza a relação vendedor X cliente

À medida em que uma empresa amplia sua carteira de clientes fidelizados, ela demanda mais profissionalismo dos vendedores. Afinal, quanto mais clientes, maior é a atenção requerida para lidar com suas demandas, não é mesmo?

O software de gestão consegue realizar uma organização mais apurada da agenda da equipe de vendas. Por sua vez, cada profissional terá suas obrigações sinalizadas por lembretes, e-mails e SMS, por exemplo.

Atender a reuniões, visitas e negociações em tempo hábil e mostrando total preparo, transmite aos clientes maior segurança e satisfação.

4 – Efetiva a integração dos setores de vendas e atendimento

Alinhar os processos comerciais ao setor de atendimento ao cliente é o “cimento” que faltava para conectar os principais pontos dessa operação.

Ao criar um fluxo de informações a empresa eleva seus procedimentos administrativos, pois garante que todos estejam em sintonia.

Essa sinergia criada por atividades realizadas em conjunto e com a mesma finalidade, cria um novo tipo de interação com o mercado como um todo.

Sabemos que quando o mercado enxerga sua marca como autoridade, automaticamente os clientes tendem a se direcionar para a sua empresa.

Manter o engajamento do cliente é uma tarefa bastante árdua, porém, existe um aliado que irá facilitar essa interação e agora, você já o conhece, Software de CRM!

Como sua força de vendas tem lidado com a fidelização? Empodere seus vendedores com a solução definitiva para o relacionamento com os clientes. Ah, outra coisa, aumentar as vendas é apenas consequência dessa atitude de sucesso!