Sistema ERP: qual sua relação com a segurança da informação?
16466
post-template-default,single,single-post,postid-16466,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Sistema ERP: qual sua relação com a segurança da informação?

Para tornar o crescimento empresarial em efetivo existe uma demanda de processos e combinação certa de alguns elementos. Dentre as boas práticas, encurtamento na relação com o cliente e atividades integradas, é preciso manter todas as informações em segurança, e saiba que as características de um ERP solucionam esse aspecto.

Sábias são as empresas que observaram esse aspecto importante no modelo de ERP existente no mercado. Em poucas palavras, além de atuar como alavanca para o crescimento das empresas, ainda oferece a segurança precisa dos dados.

Se essa é uma informação nova para você, se prepare, pois nesse conteúdo vamos apresentar como o software ERP age cirurgicamente na segurança dos dados da sua empresa.

Acompanhe a leitura e descubra como sua empresa ou negócio pode se sobressair com esse sistema.

Como o ERP aprimora a qualidade da segurança dos dados da empresa

Temos um exemplo que ilustra corretamente esse cenário. Você sabia que as empresas que oferecem o sistema de gestão empresarial, ou seja, o ERP, estão abandonando o formato de sistema local e migrando suas atividades para o ambiente online?

Além de atuar na digitalização das empresas, isso acontece porque o ambiente virtual propicia mais segurança, agilidade e redução dos custos na adoção de um sistema e protege vigorosamente as informações da empresa.

Logo, implementar um sistema de gestão avançado que ofereça, de fato, os requisitos essenciais para cobrir as necessidades, é fundamental. É importante verificar se o software possui a criptografia adequada para não oferecer brechas na segurança.

Existem três fatores que influenciam diretamente na proteção são eles: utilização de programas de segurança; computadores e periféricos sempre atualizados; realização de backups periódicos e constantes.

Descubra a seguir a razão do ERP ser imprescindível para transformar a segurança da informação da sua empresa!

ERP e suas vantagens para a segurança da informação

ERP segurança da informação

Além dos benefícios já conhecidos pelos usuários e empreendedores, como unicidade do fluxo de informação, integração entre setores e tomada de decisão aprimorada, vamos apresentar um pouco da face que mantém todo o restante em operação e evolução.

Saiba por que você deve, ainda hoje, adquirir um software de gestão empresarial à altura das demandas da sua empresa!

Criptografia de ponta

É importante salientar, que nem todos os ERPs existentes no mercado oferecem a criptografia como recurso de segurança. Dito isso, o diferencial que torna essa ferramenta de gestão num verdadeiro escudo é a criptografia avançada.

Com a utilização de protocolos de codificação específicos, toda informação coletada, seja ela de clientes, colaboradores, históricos de compras, fornecedores e hábitos dos consumidores, é criptografada.

Criptografar algo, é tornar determinados pacotes de informações em embaralhados, a ponto de que mesmo em uma invasão do sistema, o agressor não consiga visualizar ou acessar as informações.

Implementação de firewalls

Pense no firewall como uma barreira que monitora o tráfego da comunicação de dados, entre os setores e o banco de dados do sistema ERP. Alinhado juntamente com a criptografia, o firewall realiza de forma contínua, a fiscalização do fluxo de informação.

Logo, caso aconteça um acesso de caráter malicioso, por exemplo, um ciberataque, o sistema indica de imediato aquela tentativa de invasão e bloqueia a conexão e o acesso do invasor ao banco de dados.

No entanto, não pense que isso influencia no funcionamento do sistema, ele apenas restringe determinadas portas de acesso. Essas mesmas portas são embasadas nos direcionamentos da segurança da empresa.

Existe ainda a possibilidade de fortalecer o nível de segurança, de acordo com a sensibilidade dos dados a serem protegidos.

Tenha o controle do acesso às informações

A seguridade dos dados é fortalecida com o acesso restrito às informações. Sendo assim, apenas os colaboradores e gestores devidamente credenciados pelo sistema podem acessar os dados.

Saiba com precisão quem acessou determinado arquivo e até mesmo o horário que isso aconteceu. Reduza drasticamente as chances de invasão de pessoas mal-intencionadas.

Cogite a implantação de links dedicados para a comunicação

É fato que as empresas empregam a mentalidade digital e utilizam cada vez mais os ambientes digitais para as ações diárias. Seja na comunicação e tomada de decisão, por exemplo, a utilização do sistema na nuvem, apresenta recorrências quanto ao tráfego de dados e comunicação com os servidores.

Nessa relação entre servidor e setor empresarial, os links compartilhados de internet, oferecem brechas que colocam em risco as operações da empresa. Nesse momento, é fundamental tomar uma decisão: investir ou não na compra de um link dedicado de internet para a sua empresa.

Quando você opta por adquirir essa ferramenta, você está ampliando ainda mais o raio de efetividade do ERP. Isso porque, a empresa ganha um canal específico e exclusivo para transitar seus dados e informações de forma privada e segura.

Encontre todos os benefícios do ERP em um único lugar

Cada sistema de gestão oferece extensões e funcionalidade específicas, talvez você tenha dificuldades em procurar algo que abranja todos os aspectos de segurança da informação citados acima.

Mas e se você tivesse a oportunidade de encontrar um sistema de gestão empresarial, que tivesse todas essas funcionalidades integradas? Um ERP que trouxesse alívio para a proteção dos dados e ofertasse a possibilidade de crescimento organizado e seguro?

Como última dica, é primordial contar com uma empresa referência e de destaque no mercado. Uma empresa que tenha o que o seu negócio precisa para manter as informações em segurança com um sistema completo.

A realidade das ameaças bate à porta e cabe a você determinar o valor dos dados da empresa!