Mindset digital: as empresas estão preparadas para desenvolver?
16192
post-template-default,single,single-post,postid-16192,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

As empresas estão preparadas para o mindset digital?

Quantas operações já dependem da tecnologia, hoje em sua empresa? Você sabia que a previsão é de que em aproximadamente 5 anos, todas as operações serão completamente dependentes da tecnologia em diversos níveis? Por isso é tão importante que sua empresa esteja preparada para o mindset digital.

Assim como já apresentamos em um outro conteúdo, tudo sobre esse conceito relevante, nosso foco hoje é diferente. Afinal de contas, é valoroso determinar com precisão em que etapa do desenvolvimento tecnológico as empresas se encontram.

Descubra o nível de preparo das empresas com relação ao desenvolvimento da cultura tecnológica e mindset digital, que incidem vigorosamente na transformação digital iminente. Confira!

Qual o nível de preparo das empresas quanto ao mindset digital?

Não existe a possibilidade de mensurarmos a situação geral de adaptação da mentalidade digital, olhando apenas para as empresas brasileiras. Isso porque, já conhecemos o nível de adequação das indústrias brasileiras à tecnologia.

Em resumo, se comparado a outros países mais avançados, o Brasil ainda dá seus primeiros passos, pois apenas recentemente conseguiu adequar os computadores às fábricas e manufaturas, então quem dirá ao mindset digital.

Os números não mentem

Vamos assumir uma pesquisa mundial realizada pela Harvard Business Review. Nessa pesquisa realizada com pouco mais de 350 dos maiores líderes de empresas americanas, podemos absorver números importantes.

Afinal de contas, o mercado americano é um modelo a ser seguido, pois seu nível de desenvolvimento é absurdamente massivo.

Dessa forma, a opinião mais encontrada nesse meio foi de que a expectativa, é que a pressão por mudanças aumentará progressivamente e agressivamente ao longo de poucos anos.

Aproximadamente 270 empresas que atuam na manufatura, ambientes financeiros, setores tecnológicos e outros, acreditam na urgência do desenvolvimento da mentalidade digitalizada adequado, pois será preciso uma extensa transformação para a digitalização adequada.

Algumas empresas, algo em torno de 7%, admitiram estar receptivas e prontas para receber a tecnologia. Mas ainda assim, a maioria esmagadora julga um problema presente e real, a falta de agilidade para a mudança repentina.

Sem sombra de dúvidas, isso diminui consideravelmente as probabilidades de sobrevivência e destacamento numa era digital. Precisamos considerar também, as empresas que se julgam parcialmente abertas, moderadamente ou mesmo sem perspectiva de mudanças a curto prazo.

Portanto, vemos de maneira geral a necessidade do desenvolvimento e evolução do mindset digital com mais afinco e seriedade. Voltando para as empresas brasileiras, podemos apenas assumir a pequena janela para que isso aconteça, pois não existe margem para atrasos e inadequações, quando o assunto é a tecnologia.

Mindset digital: 4 passos para auxiliar o desenvolvimento

o mindset digital nas empresas

Apesar das adversidades em tornar a tecnologia parte integrante e presente das operações, tudo começa com a mentalidade digital dos participantes dos processos. Dessa maneira, aproveite 4 passos importantes para estimular a utilização e criação do mindset digital!

1 – Estratégias transparentes e objetivas

Não há possibilidade de ocorrer mudanças significativas se não houver transparência nas estratégias e direcionamentos abordados. Sendo assim, é papel do líder e gestor apontar o caminho que represente a compreensão comum a todos.

O mindset digital começa a ser criado quando há o entendimento dos colaboradores responsáveis pela mudança e adequação à tecnologia. Essa é uma das formas mais eficaz de dinamizar e preparar o terreno para o que está por vir, isto é, a transformação digital completa e irreversível.

2 – Remodelar as estruturas atuais

As grandes empresas desenvolveram um modelo de reestruturação organizacional, bem como de integrantes. Em outras palavras, estão agregando ao movimento transformador, novas ideias, novas experiências e pessoas que apresentem essas características.

Tudo para minimizar e amortecer o peso que a tecnologia terá em um ambiente completamente integrado.

3 – Equipes engajadas e diferenciadas

No cenário descrito acima existe uma peça que será o diferencial para o sucesso do mindset. Estamos nos referindo ao profissional multitarefas, com habilidades e conhecimentos designados a um setor específico.

Ao demonstrar habilidades de criação, análise e conhecimentos específicos sobre leis e parâmetros empresariais, o mindset da empresa é aprimorado, pois para cada problema encontrado, terá sempre profissionais com ideias e soluções a altura.

4 – Reformular os conceitos de TI da empresa

Um dos maiores desafios para a absorção da transformação tecnológica e desenvolvimento da mentalidade digital, é o TI da empresa. Isso porque, ainda hoje, as empresas utilizam sistemas legados em sua infraestrutura de TI.

Esses sistemas são indispensáveis, pois fornecem serviços vitais para o funcionamento da empresa, como software de aplicação, hardware de sistema e processos de negócio.

Por outro lado, são sistemas relativamente defasados e provavelmente, não conseguirão absorver e incorporar novas segmentações tecnológicas. Logo, existe a necessidade óbvia de modernizar suas infraestruturas e equipes de TI.

Ainda considerando os números da pesquisa citada ao longo do artigo, apenas 17% das grandes empresas entrevistadas, assumem possuir equipes de TI e infraestrutura digna da revolução tecnológica que se agiganta no horizonte.

As empresas estão preparadas para o mindset digital?

Podemos assumir que as empresas possuem sim, os elementos necessários para o desenvolvimento digital. Entretanto, é algo que precisa ser abordado de maneira eficiente e com persistência, pois seus resultados vêm a longo prazo.

Assim como uma empresa consegue criar sua cultura organizacional de forma exemplar, deve acontecer com o mindset digital. Em outras palavras, é algo tangível que demanda recursos, tempo e empenho de uma equipe inteira, mas passível de ser desenvolvida.

Caminhe com a expertise de um parceiro

Estar apto às alterações que o avanço tecnológico impõe já é complexo por si só, mas quando a empresa trilha uma carreira solo pode ser mais trabalhoso ainda, não é mesmo?

Em vista disso, por que não procurar por um parceiro que ofereça todas as ferramentas e soluções que sua empresa precisa para crescer, desenvolver a cultura e mentalidade digital e acima de tudo, que tenha o mesmo visionamento do futuro?

Contar com a expertise de uma empresa parceira, que ofereça soluções voltadas para as necessidades que surgem a cada dia, não é fórmula mágica, é utilizar o conhecimento em prol do futuro vindouro e acirrado por natureza.