Eleve a segurança dos dados nos dispositivos móveis | SISPRO
2013
post-template-default,single,single-post,postid-2013,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Eleve a segurança dos dados nos dispositivos móveis

Não é segredo que a tecnologia evolui em uma velocidade cada vez maior, porém, os riscos com a segurança de dados se desenvolvem da mesma maneira. O acesso a conteúdos pessoais em dispositivos usados para o trabalho e vice-versa é cada vez mais comum, tornando necessária uma gestão planejada para que este processo seja seguro e eficiente. Mas, nem sempre é fácil garantir segurança ao utilizar aplicativos que não tiveram o mesmo cuidado durante o desenvolvimento ou ao acessar redes públicas.

O uso de aplicativos de compartilhamento de dados pessoais ou as redes sociais no mesmo dispositivo podem comprometer a segurança do conteúdo corporativo, uma vez que constantemente são alvos de ataques.

Sendo assim, como resolver isso? Como elevar a segurança em situações corriqueiras e necessárias? Como acessar mídias sociais ou usar a rede do aeroporto para visualizar documentos importantes, por exemplo?

A criação de um ambiente com gestão EMM (Enterprise Mobility Management) pode resolver a questão. O acesso ao conteúdo pessoal é feito de maneira separada, não comprometendo as informações da empresa. Para ilustrar, imagine que o conteúdo pessoal esteja armazenado em um container e as informações corporativas em outro. Estes containers estão completamente separados e não possuem qualquer conexão entre eles. Ou seja, os dados corporativos ficam protegidos com um armazenamento diferente, enquanto o usuário acessa tranquilamente seu conteúdo pessoal ou mídias sociais. Este modelo de gestão também garante segurança no acesso aos dados corporativos mesmo ao utilizar uma rede pública, desde que eles estejam dentro da gestão EMM, uma vez que estão protegidos com políticas de autenticação e diversas outras ferramentas.

Outro ponto favorável é a possibilidade de saber todos os dados de acesso do conteúdo corporativo: dispositivo, localização, data, horário, qual arquivo e etc, o que pode ser muito útil em casos de aparelhos perdidos, por exemplo, pois a gestão EMM também permite a revogação do acesso e exclusão de dados de forma remota.

Com este tipo de funcionalidade, o departamento de TI não precisa se preocupar em criar novos pontos de acesso para que os profissionais obtenham as informações que necessitam toda vez que estiverem em trânsito. Uma vez que o dispositivo utilizado seja incluído na gestão EMM, toda a área de trabalho deste profissional estará disponível automaticamente com segurança, alta performance, simplicidade e adequada às políticas de governança da empresa. Desta maneira, a TI se torna mais estratégica, tornando-se mais eficiente nos negócios.

Sua empresa investe constantemente em segurança de dados?

Por: Ricardo Alem

Fonte: cio.com.br

eBook: O que é e o que esperar de um ERP